Carregando...

NOTÍCIAS

Acompanhe as novidades.

  • 25 outubro 2018

Você é o que você come? Alimentação vs Depressão

Pense na sua comida favorita. Só de se imaginar mordendo, mastigando e saboreando, a sensação que vem é a de satisfação e felicidade, não é verdade? Que a comida é uma das principais fontes instantâneas de prazer e lazer para o ser humano, todo mundo já sabe. Mas já pensou que o que você come, pode influenciar o seu humor, qualidade de sono, interesse e disposição, a longo prazo?

A depressão é a doença que mais causa INCAPACIDADE para o trabalho no mundo, sendo mais de 300 milhões de pessoas afetadas. No continente americano, 1 a cada 4 pessoas tem depressão, e o Brasil é o país do continente com a maior incidência, sendo 5,8% das pessoas diagnosticadas.

Os sintomas aparecem como um humor deprimido, perda de interesse em atividades que antes eram prazerosas, cansaço, alterações no sono e apetite, mudança de comportamento e até mesmo pensamentos ou tentativa de suicídio, que é a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. E estudos mostram que isso pode estar relacionado à sua microbiota intestinal, ou seja, aos micro-organismos que vivem dentro do seu intestino, chamados também de flora intestinal. E o que regula essa microbiota? A sua alimentação.


MAS O QUE A MICROBIOTA TEM A VER COM ISSO?
É sabido que a disbiose intestinal – desequilíbrio da flora bacteriana intestinal – onde há a diminuição das bactérias "boas" e aumento das bactérias "ruins", está relacionada a doenças como a síndrome do intestino irritável, diabetes e obesidade. Estudos atuais também mostram que, através do eixo microbiota-intestino-cérebro, a composição da flora intestinal pode influenciar no funcionamento do cérebro e no comportamento humano.

Um estudo realizado em universidades australianas e chinesas, de 2016, publicado na maior revista científica do mundo, a Nature, avaliou exatamente essa relação. E o que eles descobriram? Que a microbiota intestinal de pacientes com o chamado Transtorno Depressivo Maior, um tipo de depressão aguda, era diferente da de pessoas saudáveis. Nos pacientes com TDM, foram encontradas mais bactérias do tipo Actinobactérias, e menos das do tipo Bacteroidetes, por exemplo.

Além disso, através de experimentação com animais, mostraram que ratos tratados para não terem microbiota, apresentaram redução nos níveis de ansiedade e melhor desempenho de memória. E olha que legal: ao realizarem um "transplante de microbiota fecal", inserindo a microbiota de pacientes com Transtorno Depressivo Maior, em ratos saudáveis, causou nos animais comportamentos depressivos.


MICROBIOTA SAUDÁVEL X ALIMENTAÇÃO
Após entender que esses bichinhos que vivem no seu organismo tem um grande poder sobre a sua saúde mental e física, fica o questionamento? O que posso fazer para melhorar a minha população interior? E a resposta é muito simples: melhore a sua ALIMENTAÇÃO!

O uso de probióticos, prebióticos e simbióticos é uma ótima forma de fazer isso. Os probióticos são bactérias "boas" que impedem a multiplicação das bactérias "ruins" no nosso intestino, podendo ser consumidas em leites fermentados e iogurtes. Os prebióticos funcionam como alimento para as bactérias boas, estimulando sua proliferação. E os simbióticos são a associação entre os probióticos e os prebióticos, com a finalidade de aumentar seus benefícios.

Aqui no Sermege, temos disponíveis excelentes nutricionistas, Nutri. Taina Silva e Nutri. Elaine Oliveira e psicólogas Psico. Marcela Nascimento, Psico. Damares Brandão ou Psico. Letícia Isidio. Você pode contar com o atendimento combinado de ambas as áreas, a fim de potencializar o tratamento da depressão. E lembre-se: não existe saúde sem saúde mental, e vice-versa!


Sermege – Há 35 anos cuidando da sua saúde


Fonte:
– Zheng, P., Zeng, B., Zhou, C. et al. Gut microbiome remodeling induces depressive-like behaviors through a pathway mediated by the host’s metabolism. Mol Psychiatry 21, 786–796 (2016). https://doi.org/10.1038/mp.2016.44
– BRT Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas: Probióticos, prebióticos e simbióticos: definição, benefícios e aplicabilidade industrial.

ESCRITO POR:
Hospital Central - Sermege

O Hospital Central Sermege vem ao longo dos seus 33 anos de história trazendo o que há de melhor em saúde e bem estar a população de Camaçari.

© All Rights • Hospital Central - Sermege