Carregando...

NOTÍCIAS

Acompanhe as novidades.

  • 25 outubro 2018

VERDADE OU MITO? Saiba mais sobre o câncer de próstata

A cada 38 minutos, um homem morre de CÂNCER DE PRÓSTATA no Brasil. Esse é o segundo tipo mais incidente entre os homens, sendo que a cada 10 homens brasileiros com câncer, praticamente 3 tem câncer de próstata.

Tais dados estatísticos obtidos de estudos do INCA (Instituto Nacional de Câncer) e da Sociedade Brasileira de Urologia são extremamente alarmantes. E é por isso que o mês de novembro se tornou AZUL, o período oficial para a campanha a favor da saúde do homem, incentivando a prevenção e o diagnóstico precoce, principalmente do câncer de próstata.

Entretanto, existem ainda muitos mitos, tabus e fake news ao redor desse assunto tão importante, o que apenas prejudica a sua saúde. Por isso, o Sermege resolveu desvendar os principais, confira:

11 VERDADES OU MITOS SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA

1) Todo problema na próstata é sinal de câncer? #MITO
Existem também outras duas enfermidades que causam sinais e sintomas parecidos com o câncer de próstata, e são muito comuns: a Hiperplasia Prostática Benigna e as Prostatites.

Na hiperplasia, há o aparecimento de nódulos na próstata, o que faz com que essa aumente de tamanho e comprima a uretra, dificultando ou até impedindo a saída da mesma. A urina presa na bexiga leva a infecções e cálculos renais. Já as prostatites são infecções ou inflamações da próstata, que aparecem com febre, dor na região e dificuldade para urinar. No entanto, em ambos os casos a consulta com o urologista é necessária para seguir com o tratamento adequado.

2) Apenas idosos tem câncer de próstata? #MITO
Apesar da idade ser um dos principais fatores de risco, sendo que a incidência e a mortalidade aumenta após os 50 anos de idade, mais de 40% dos casos são diagnosticados abaixo dessa idade, principalmente entre os 40 e 50 anos.

3) Ter pais, tios ou irmãos com câncer aumenta os meus riscos? #VERDADE
Ter um familiar de primeiro grau com câncer de próstata aumenta em 2x os riscos, e ter dois familiares aumenta em 5x. E são dois os motivos: os fatores genéticos (hereditariedade) e os hábitos, que refletem na dieta alimentar e o estilo de vida.

Por isso, a Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que os homens com casos na família procurem fazer consultas periódicas ao urologista a partir dos 45 anos.

4) Homens negros tem mais chances de desenvolver esse tipo de câncer? #VERDADE
Segundo estudos, os afrodescendentes apresentam 60% mais risco de ter câncer de próstata e 3x mais risco de morte decorrente da doença. Mas não se pode ignorar a miscigenação, ou seja, a mistura de diferentes etnias, presente na população brasileira.

5) Reposição hormonal de testosterona causa câncer de próstata? #MITO
Homens com DAEM (Deficiência Androgênica do Envelhecimento Masculino) necessitam de reposição hormonal de testosterona, mas não precisam se preocupar com o risco de câncer. Estudos científicos comprovam que não há relação entre a reposição com testosterona e o câncer. Mas, homens diagnosticados com câncer de próstata não podem receber esse tipo de medicamento, apenas após o término do tratamento do câncer de próstata e seguindo as indicações médicas.

6) O HPV pode estar associado como uma das causas? #VERDADE
O HPV é o Vírus do Papiloma Humano, conhecido como principal causador do câncer de colo do útero nas mulheres, sendo capaz de infectar as células da pele e mucosas (regiões úmidas) do corpo, como a vagina, vulva, boca, ânus, garganta, pênis. 

Estudos recentes da universidade australiana de New South Wales, descobriram que 22% dos casos de câncer de próstata estavam associados ao HPV. Dessa forma, a vacinação é uma estratégia essencial para a prevenção.

7) Devo esperar apresentar sintomas para procurar um médico? #MITO
Não se deve esperar pois o câncer de próstata é silencioso, não apresentando sinais ou sintomas na fase inicial, que é quando há praticamente 90% de chances de cura. Então o diagnóstico precoce é essencial, podendo ser realizado através das consultas periódicas ao urologista.

Mas você pode ficar mais atento a sintomas como dificuldade em urinar, diminuição do jato de urina, sangue na urina e aumento da frequência com a qual vai ao banheiro durante o dia. Esses sintomas podendo estar relacionados a outras condições, mas são sinais de alerta e devem ser investigados pelo médico especialista.

8) O exame de toque retal pode ser substituído pela dosagem de PSA? #MITO
Existem duas formas principais de rastreio do câncer de próstata: o exame de toque retal e a dosagem de PSA, mas para aumentar a eficácia é necessária a combinação dos dois exames.

A dosagem de PSA é feita através de exame de sangue, e quantifica o Antígeno Prostático Específico, uma substância produzida pela próstata, geralmente em maior quantidade em casos de câncer no local. Já o exame de toque retal possibilita que o médico avalie se há formação de nódulos ou tecidos endurecidos na próstata, pois essa glândula se localiza em frente ao reto.

Contudo, o PSA aumentado nem sempre é sinal de câncer de próstata e seus níveis dentro dos valores de referência não descartam totalmente a possibilidade do câncer. Ele também pode se encontrar aumentado nos casos de hiperplasia benigna da próstata, nas prostatites e após traumas, e se encontra normal em 15% dos homens com câncer de próstata. Por isso a associação com o exame de toque retal é tão importante.

9) A biópsia é o único método diagnóstico que dá certeza sobre o câncer? #VERDADE
O exame de toque retal e a dosagem de PSA dão indícios, mas o único método capaz de confirmar a presença do câncer é a biópsia, pelo qual são retiradas amostras do tecido da próstata para serem analisadas no laboratório. Todavia, ele é realizado somente quando há alterações nos exames anteriores, por ser um exame mais invasivo e desconfortável, com risco de infecção.

10) Todos os casos recebem o mesmo tipo de tratamento? #MITO
O tipo de tratamento escolhido pelo médico depende do tipo de câncer. Para os localizados apenas na próstata, e em casos de baixa agressividade, a radioterapia ou a observação vigilante podem ser indicados. A observação vigilante ou vigilância ativa é o monitoramento da evolução da doença, sem necessidade de algum tipo de intervenção. Em casos avançados, a radioterapia ou cirurgia associada a tratamento hormonal é feita. Já em casos de metástase, quando o câncer atinge outros órgãos, a terapia hormonal é a mais prescrita.

11) Não há nada que eu possa fazer para me prevenir. #MITO
Sabe-se que há maiores riscos de se desenvolver câncer de próstata em homens sedentários, obesos, e com dieta rica em carne vermelha e gordura animal. Então, para se prevenir, é importante cuidar da dieta, do condicionamento físico, e como já foi dito anteriormente, tomar a vacina contra o HPV, no caso dos meninos entre 11 e 15 anos, além de realizar consultas periódicas ao urologista.


No Sermege, você pode agendar uma consulta com os nossos excelentes urologistas, Dr. Fernando Martins e Dr. Jesuino Flores. Conte com o nosso hospital para o melhor atendimento.

Sermege – Há 35 anos cuidando da sua saúde

Fonte:
– INCA Instituto Nacional de Câncer, Hospital Sírio-Libanês, SBU Sociedade Brasileira de Urologia e OncoGuia.

ESCRITO POR:
Hospital Central - Sermege

O Hospital Central Sermege vem ao longo dos seus 33 anos de história trazendo o que há de melhor em saúde e bem estar a população de Camaçari.

© All Rights • Hospital Central - Sermege