Carregando...

NOTÍCIAS

Acompanhe as novidades.

  • 25 outubro 2018

Um segredo pra sua saúde em 2021: aprender a dormir

# Um segredo pra sua saúde em 2021: aprender a dormir

Se após uma noite mal dormida, o dia seguinte se torna um desafio para a maioria das pessoas, imagine só o estresse que é dormir mal todos os dias. Os estudos científicos comprovam que boas noites de sono são muito importantes, e não apenas para o seu rendimento no trabalho: mas também para a sua saúde física e mental, do mesmo jeito que manter uma dieta saudável e praticar atividades físicas frequentemente.

Segundo a Academia Americana de Medicina do Sono, o ideal é dormir de 7 à 8 horas seguidas, por noite. Mas não basta apenas deitar na cama e fechar os olhos, ou ficar se revirando de um lado para o outro, ou ainda se você sente que seu sono é leve durante toda a noite, provavelmente você não está atingindo a qualidade de sono necessária.

Existem duas formas de sono: o sono não-REM que é mais leve, e o sono REM, que é o sono mais profundo, onde há maior atividade cerebral e quando ocorrem os sonhos. Durante a noite, uma pessoa tem de 3 a 5 ciclos, onde esses estágios do sono se repetem. Por isso, para uma boa noite de sono, ficar acordando várias vezes pode ser prejudicial, pois interrompe os ciclos e a atividade cerebral necessária para a sensação de descanso.

COMO DORMIR MAL PODE AFETAR A SUA SAÚDE?

A má qualidade do sono é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento da OBESIDADE. Crianças e adultos que dormem pouco tem 89% e 55% mais chances, respectivamente, de desenvolver obesidade, isso porque os níveis hormonais se tornam desregulados, a motivação para praticar exercícios físicos diminui devido ao cansaço e o apetite aumenta o hormônio do apetite aumenta e o da saciedade diminui.

Além disso, dormir bem pode te proteger de doenças cardiovasculares, diabetes, depressão e fortalece o seu sistema imunológico. Durante o sono, o corpo realiza processos de cura e reparação do coração e dos vasos sanguíneos, prevenindo pressão alta, AVC (Acidente Vascular Cerebral) e outras doenças do coração, controla os níveis de glicose (açúcar) no sangue e o bem-estar diminui os níveis do hormônio cortisol, diminuindo o estresse e aumentando a produção de células de defesa do sistema imunológico.

APRENDA A DORMIR MELHOR

Para dormir melhor e consequentemente, proteger a sua saúde e a sua qualidade de vida em 2021, você pode seguir os seguintes passos:

– Crie uma rotina de sono em um ambiente tranquilo: seguir um cronograma para dormir, deitando e acordando sempre no mesmo horário, ajuda o seu corpo a se acostumar e a cair no sono com mais facilidade. Reserve 8h de sono durante todas as noites. Caso encontre dificuldades para adormecer, faça atividades relaxantes como ler ou escutar uma música calma. O ambiente também deve ser favorável: fresco, escuro e silencioso. Para isso, você pode usar cortinas, ventiladores e tampões de ouvido para te ajudar.

– Faça refeições leves e pratique atividades físicas: comer muito antes de dormir pode causar um desconforto, assim como ir se deitar com fome. Evite também fumar, consumir bebidas alcoólicas e com cafeína, pois tais substâncias são estimulantes e atrapalham a qualidade do sono, mesmo que te façam sentir sonolento. A atividade física durante o dia também pode ser relaxante e te ajudar adormecer com mais facilidade. No entanto, os exercícios não devem ser feitos próximo ao horário de dormir.

– Não leve as preocupações para a cama: esvazie a cabeça antes de se deitar, resolva os problemas pendentes ou então, uma técnica muito indicada, é anotar em um papel ou no bloco de notas do celular todas as considerações, atividades ou outras preocupações que estão ocupando a sua mente e geralmente a impedem de se desligar para dormir. Assim, você não ficará com medo de se esquecer de algo no próximo dia.


Mas caso tudo pareça muito complicado de se implementar, no Sermege você pode contar com a ajuda profissional das nossas psicólogas: Psico. Marcela Nascimento, Psico. Damares Brandão ou Psico. Letícia Isidio.


Sermege – Há 35 anos cuidando da sua saúde


Fonte:
– NIH National Heart, Lung and Blood Institute.
– Healthline, Mayo Clinic.

ESCRITO POR:
Hospital Central - Sermege

O Hospital Central Sermege vem ao longo dos seus 33 anos de história trazendo o que há de melhor em saúde e bem estar a população de Camaçari.

© All Rights • Hospital Central - Sermege