Carregando...

NOTÍCIAS

Acompanhe as novidades.

  • 25 outubro 2018

Tudo o que você precisa saber sobre HEPATITES VIRAIS

HEPATITE significa “inflamação no fígado”. E o fígado é um órgão vital que desempenha inúmeras funções no nosso organismo, desde processar nutrientes até lutar contra infecções. 

A hepatite pode ser causada por abuso de bebidas alcoólicas, ingestão de toxinas, alguns medicamentos e doenças. No entanto, na maioria das vezes, a hepatite é causada por vírus, e seus tipos mais comuns são: hepatite A, hepatite B e hepatite C. 


Quais são os sintomas causados pela hepatite?


Muitas pessoas com hepatite não têm nenhum sintoma por isso, não descobrem que estão infectadas. Os sintomas da infecção aguda podem levar entre  semanas e meses para se manifestar, e os sintomas da infecção crônica podem levar décadas para surgir. 


Os sintomas são: febre, fadiga, perda de apetite, náusea, vômito, dor abdominal, urina escurecida, fezes claras, dores nas articulações e icterícia. 


Quanto tempo dura uma infecção pelo vírus da hepatite? 


Hepatite A: pode durar de algumas semanas a alguns meses;


Hepatite B: pode ser uma infecção leve, que dura apenas algumas semanas, ou pode se tornar crônica;


Hepatite C: assim como a hepatite B, pode ser uma infecção leve ou durar durante toda a vida do paciente.


Como ocorre a transmissão da hepatite?


Hepatite A: a hepatite A se propaga por meio de comidas, bebidas e objetos contaminados com fezes (até quantidades microscópicas) de pessoas contaminadas.


Hepatite B: a hepatite B é transmitida pelo contato com sêmen, sangue e fluidos corporais, o que significa que a infecção pode ocorrer no parto (da mãe para o filho), ao ter relações sexuais com uma pessoa infectada e ao dividir objetos contaminados, como agulhas, lâminas de barbear e escova de dentes.


Hepatite C: é transmitida quando se tem contato com o sangue de uma pessoa contaminada, e isso pode ocorrer no parto, assim como na hepatite B, transfusões de sangue e dividir objetos pessoais com um portador.


Qual é o tratamento para hepatite?


Hepatite A: o tratamento é feito com o objetivo de aliviar os sintomas.


Hepatite B: não existe tratamento para a forma aguda da doença. Para a forma aguda, são recomendados medicamentos antivirais e o fígado é monitorado constantemente.


Hepatite C: também não existe tratamento para a doença aguda, além de tentar aliviar os sintomas causados por ela. No caso da hepatite crônica, o tratamento é realizado entre 8-12 semanas com medicamentos, sendo que a taxa de cura é de 90%.


Quem deve se vacinar contra a hepatite?


Hepatite A: crianças a partir de 12 meses já podem se vacinar. 

Grupos de risco para hepatite A: viajantes internacionais, homens homossexuais, usuários de drogas injetáveis, pessoas em situação de rua, pessoas com HIV.


Hepatite B: todas as crianças devem se vacinar. 

Grupos de risco para hepatite B: pessoas cujos parceiros possuem hepatite B, pessoas sexualmente ativas que não possuem parceiro fixo, homens homossexuais, usuários de drogas injetáveis, pacientes de hemodiálise, pessoas com HIV, funcionários da área da saúde que são expostos a sangue ou objetos contaminados com sangue. 


Hepatite C: ainda não existe vacina disponível para a hepatite C. 


Para mais dúvidas, entre em contato conosco!



Sermege - Há 35 anos cuidando da sua saúde

ESCRITO POR:
Hospital Central - Sermege

O Hospital Central Sermege vem ao longo dos seus 33 anos de história trazendo o que há de melhor em saúde e bem estar a população de Camaçari.

© All Rights • Hospital Central - Sermege