Carregando...

NOTÍCIAS

Acompanhe as novidades.

  • 25 outubro 2018

Saúde mental na pandemia: o que é o "novo normal"?

Os riscos do surgimento de uma pandemia paralela são preocupantes: a pandemia dos transtornos mentais. O "novo normal" nos obriga a encarar situações pelas quais nunca passamos antes, como o distanciamento social, fechamento das escolas e aumento do desemprego. Até mesmo a maneira de "dizer adeus" para um ente querido precisou ser alterada. Tudo isso atrelado ao medo e preocupações constantes com a nossa saúde e das pessoas que amamos.

Surge então o questionamento: qual é o "novo normal" para os cuidados com a saúde mental durante a pandemia?

PRIMEIRO, VAMOS FALAR DE ONDAS...

As consequências de uma pandemia para a SAÚDE no geral acontecem em ondas. E no caso da COVID-19, são 4 ondas, ou fases, que nos atingem. A primeira diz respeito à sobrecarga dos hospitais. Na segunda ocorreu a realocação da verba investida dentro dos hospitais, onde os cuidados relacionados à COVID-19 ganharam prioridade. Na terceira o impacto aparece através da interrupção dos tratamentos de outras doenças. E é na quarta que entra o aumento dos transtornos mentais.

O IMPACTO DA COVID-19 NA SAÚDE MENTAL

Tais sintomas psíquicos, como a depressão, ansiedade, ataque e transtornos do pânico e estresse pós-traumático podem ser causados diretamente pela infecção do coronavírus ou pelo cenário criado pela pandemia. Já sabemos que o vírus consegue infectar e prejudicar o funcionamento do nosso cérebro e além disso, existem as situações que abordamos no início: o medo, o estresse e as mudanças se tornaram parte da nossa rotina. A associação com a terceira onda também tem o seu papel, pois o tratamento dos transtornos psíquicos se tornou um desafio ainda maior durante a pandemia.

Estudos ainda estão sendo realizados para tentar mensurar o tamanho do impacto da pandemia de COVID-19 na saúde mental da população. Mas o que temos visto é o surgimento de condições em pessoas que nunca tiveram sintomas psíquicos antes, e o agravamento de doenças já existentes. O sofrimento comum, não relacionado a nenhuma patologia, também se tornou uma constante. Nos causa desespero não sabermos se devemos nos esforçar ao máximo para nos adaptarmos ou para eliminar o "novo normal". Mas o que sabemos é que atitudes preventivas devem começar a ser implementadas em prol da saúde mental da nossa população.

A SAÚDE MENTAL PRECISA DE CUIDADOS

O "novo normal" em cuidados de saúde mental deve incluir uma atenção mais detalhada aos transtornos que antes eram negligenciados. Assim como você precisa de cuidados quando tem uma dor de garganta, ou recorre à cirurgia em casos de apendicite, a saúde mental precisa ser olhada com o mesmo nível de importância. Nesse caso, também existem atitudes preventivas que podem te ajudar a fortalecer o seu corpo e a sua mente para enfrentar esse momento tão difícil com mais SAÚDE.

Busque uma alimentação mais saudável, pratique exercícios físicos com frequência e trabalhe em regular o seu sono. Essas 3 indicações são importantes para a prevenção de diversas doenças e também ajudam o seu corpo a lidar com o estresse e outros transtornos. Mas lembre-se que o processo não precisa ser apressado, vá inserindo pequenas mudanças na sua rotina e notará a diferença no seu nível de bem-estar. Manter o distanciamento social, o uso de máscaras e álcool em gel também é essencial, porque sabemos que a infecção pelo coronavírus pode prejudicar o nosso cérebro.

Aqui no Sermege, você também pode contar com as nossas excelentes psicólogas, Psico. Marcela Nascimento e Psico. Maria Fernanda, que estão à disposição para te ajudar. Não deixe de se cuidar, a sua saúde física e mental são prioridade.

Sermege – Há 35 anos cuidando da sua saúde

Fonte:
– Guia de saúde mental pós-pandemia no Brasil, 2020.

ESCRITO POR:
Hospital Central - Sermege

O Hospital Central Sermege vem ao longo dos seus 33 anos de história trazendo o que há de melhor em saúde e bem estar a população de Camaçari.

© All Rights • Hospital Central - Sermege