Carregando...

NOTÍCIAS

Acompanhe as novidades.

  • 25 outubro 2018

Qual máscara você usa? #C0vid-19

Já sabemos que o uso de máscaras é essencial nos dias de hoje, mas será que você está usando a máscara ideal para se proteger contra a COVID-19 no seu dia-a-dia? Existem máscaras que são sim mais eficazes do que outras, mas é importante relembrar que independente de qual seja, o seu uso é imprescindível! 


Quais são as máscaras mais eficientes?


  1. PFF2 (equivalente a N95): é um modelo profissional e está se tornando muito popular aqui no Brasil, porque consegue reter 98% de partículas. Protege não só os outros, mas também você, pois filtra até as partículas mais pequenas. 


  1. Máscaras cirúrgicas: ficou em segundo lugar por filtrar 89% das partículas. A vantagem dessa máscara é que ela não dificulta a respiração (evitando que a pessoa leve a mão à máscara para retirar e “tomar um ar”), e ainda tem o clipe nasal, que é aquele arame que permite o ajuste correto no nariz. O ajuste correto no rosto é essencial em QUALQUER tipo de máscara, e apesar de ter um bom ajuste no nariz, esse tipo de máscara pode ficar frouxa nas laterais, portanto é preciso estar atento. A máscara cirúrgica é a mais indicada para os ambientes abertos e arejados, e é importante trocá-la a cada 4 horas. Não tem eficiência ideal para proteger quem usa aerossóis, mas protege as pessoas ao seu redor caso você esteja infectado. 


  1. Máscaras de TNT: no geral, as máscaras e TNT (polipropileno, um tipo de plástico) não são sempre confiáveis, porque nem sempre são 100% uniformes. A dica é olhar a máscara contra a luz e procurar por regiões mais claras que as outras, que indicam que ali tem menos material, o que pode te tornar mais vulnerável à entrada dos vírus. O mais indicado é o TNT SMS, que é um tipo mais uniforme, formado por três camadas, e protege entre 78% e 87%. 


  1. Máscaras de tecido: são as mais comuns, porém nem sempre são eficazes em proteger contra o vírus. Dependendo da máscara, ela pode filtrar até 70% das partículas, mas outras não chegam a 20%. Por isso reservamos um tópico para falar exclusivamente desse tipo de máscara.



Como se proteger melhor usando máscaras de tecido? 


Um dos fatores mais importantes para definir o nível de proteção de uma máscara de tecido é o número de camadas. O ideal é uma máscara com três camadas de algodão. As de apenas uma camada são bastante ineficazes. 

As máscaras que possuem uma costura no meio também são ineficazes, pois é como se a máquina de costura fizesse vários furos no tecido, deixando brechas para o vírus penetrar

O ajuste no rosto também é importante. Quem nunca viu aquela pessoa com a máscara de tecido escorregando no nariz? É importante que a máscara seja do tamanho correto para o seu rosto, esteja ajustada para não deixar brechas nas laterais, e ter um bom elástico para as orelhas. 


A máscara ideal: PFF2


Vimos que a máscara mais popular entre os brasileiros (a máscara de pano) não é a mais confiável. A máscara mais indicada para este momento é a PFF2. 

O indicado é ter uma máscara por dia da semana. Assim que você chegar em casa, deixe a máscara em um local ventilado, e uma semana depois você pode usá-la novamente. 



Sermege - Há 35 anos cuidando da sua saúde

ESCRITO POR:
Hospital Central - Sermege

O Hospital Central Sermege vem ao longo dos seus 33 anos de história trazendo o que há de melhor em saúde e bem estar a população de Camaçari.

© All Rights • Hospital Central - Sermege