Carregando...

NOTÍCIAS

Acompanhe as novidades.

  • 25 outubro 2018

Quais seriam os "remédios" para a angústia em tempos de COVID?

Uma pandemia não traz apenas danos físicos, mas também impacta psicologicamente a todas as pessoas do mundo. Tais danos podem se mostrar como alterações patológicas (doenças) ou não. Estudos tem demonstrado que pacientes infectados podem apresentar, a longo prazo, estresse pós-traumático, perda de memória, alterações do sono, depressão e ansiedade.

Porém, o distanciamento social também tem malefícios, mesmo para os que não foram infectados. Ele pode gerar alterações imunológicas, deixando a pessoa mais propensa a inflamações e infecções, principalmente trabalhadores da saúde, idosos e obesos, por se enquadrarem nos dois grupos de risco: casos graves de COVID-19 e distúrbios psiquiátricos.

O QUE EU POSSO FAZER PARA ME SENTIR MELHOR DURANTE O ISOLAMENTO?

Assim como é indicado pelo episódio do Café Filosófico CPFL, "Vida psíquica em tempos de COVID" (https://www.youtube.com/watch?v=H6de5crTwOQ), os possíveis remédios para esse momento de angústia podem ser as pílulas, as palavras e as técnicas. E esses três pilares podem ser convertidos e aplicados em pequenas situações do nosso dia a dia, como:

BUSQUE INFORMAÇÕES APENAS EM FONTES CONFIÁVEIS
É um momento em que, principalmente as redes sociais, estão nos bombardeando com notícias sensacionalistas. Aprender a filtrar é fundamental para a saúde mental, as fake news e os rumores causam muita ansiedade por apresentarem previsões caóticas e distantes da realidade. Desconecte-se desse tipo de conteúdo. Dê um tempo do mundo online. Informe-se apenas em sites verificados e que tem compromisso com a saúde do leitor, como a OMS (Organização Mundial de Saúde).

NÃO DEIXE A ROTINA DE LADO
Estar em casa, seguindo as recomendações de isolamento social, trouxe várias mudanças para a nossa rotina: a mesa da cozinha que se tornou um escritório, passar o dia todo de pijama, o passeio de final de semana que agora é proibido, as crianças entediadas em casa... Se planejar e criar uma nova rotina, nos traz muito bem-estar. Defina horários para as refeições, arrume-se todo dia como se fosse sair para trabalhar, tenha metas do dia. E se conheça nessa nova realidade: em que horário você é mais produtivo? Prefere trabalhar escutando música ou não? Explore as novas possibilidades da rotina!

MANTENHA-SE SAUDÁVEL
A prática de exercícios físicos e uma alimentação balanceada não são importantes apenas para a saúde do corpo, mas também da mente. Sair para caminhar, correr, andar de bicicleta, ou aprender um novo esporte estimula o organismo a produzir os hormônios da felicidade, sendo um potente remédio contra o estresse e o desânimo, aumentando a produtividade. Manter uma rotina de sono adequada, de no mínimo 7 horas por noite, e lembrar de se hidratar também tem impactos no humor.

CULTIVE LAÇOS DE AFETO
Lembre-se: as recomendações de isolamento social são apenas para evitar as interações com contato físico e onde há aglomeração de pessoas. Mas estar próximo de quem é importante pra gente é muito poderoso, e existem outras formas de se fazer isso. Tente manter o contato com amigos e familiares por telefone e chamadas de vídeo, compartilhem experiências sobre o dia a dia, façam planos futuros. Foque também nas pessoas que moram com você: aproveite o tempo extra para fazerem atividades juntos, como cozinhar algo mais elaborado e assistir filmes e séries.

ESTEJA ATENTO A SI MESMO: BUSQUE AJUDA
Olhar para si mesmo e entender como esse momento tem afetado a mente, é fundamental. Caso você perceba que os sentimentos estão exacerbados, como ansiedade, tristeza, estresse, raiva, desesperança, vontade de se machucar, ficar o dia todo na cama ou choro persistente, busque ajuda.

Você pode contar com o Sermege para o melhor atendimento. Agende uma sessão com uma de nossas psicólogas: Psico. Marcela Nascimento, Psico. Damares Brandão ou Psico. Letícia Isidio, e tenha certeza de estar cuidando da sua saúde mental da melhor forma possível.


Sermege – Há 35 anos cuidando da sua saúde

Fonte:
– RAONY, Ícaro et al. Psycho-neuroendocrine-immune interactions in COVID-19: potential impacts on mental health. Frontiers in Immunology, v. 11, p. 1170, 2020.
– Sociedade Brasileira de Psicologia, Instituto Dor, Pesquisa e Ensino, Saúde Mental e Covid-19, BBC News Brasil.

ESCRITO POR:
Hospital Central - Sermege

O Hospital Central Sermege vem ao longo dos seus 33 anos de história trazendo o que há de melhor em saúde e bem estar a população de Camaçari.

© All Rights • Hospital Central - Sermege