Carregando...

NOTÍCIAS

Acompanhe as novidades.

  • 25 outubro 2018

Por que é importante se vacinar contra a gripe TODOS OS ANOS?

O vírus da gripe muda todos os anos e a vacina muda com ele. Entenda como isso acontece:

Todo ano é ano de campanha de vacinação contra a gripe, já percebeu? Geralmente entre abril e o comecinho de junho, os meses que antecedem o inverno, o governo e as clínicas particulares focam na Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza Sazonal, a famosa gripe.

Mas você deve estar pensando "ih, pra que se vacinar contra a gripe? É só um pouco de nariz escorrendo aqui... uma febre leve ali...". NADA DISSO. A gripe é uma doença séria, que pode ter consequências gravíssimas para a sua saúde. Por isso, se vacinar TODOS OS ANOS é a melhor escolha.

OXÊ, MAS QUE GRIPE FORTE É ESSA GENTE?

Febre, nariz escorrendo e mal-estar são sintomas bem conhecidos da gripe. Quem nunca ficou gripado, com o nariz entupido e enrolado embaixo das cobertas no inverno, não é mesmo? O problema é que, como toda doença, a gripe enfraquece o sistema imunológico. E tudo o que você NÃO precisa em um momento de pandemia, com um vírus perigoso e muito contagioso circulando por aí, é ficar doente.

Além de facilitar o aparecimento de outras infecções graves, como a pneumonia e a COVID-19, a gripe é especialmente mais perigosa para alguns grupos de pessoas. E é a partir disso que a Campanha de Vacinação é pensada, priorizando principalmente idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas, como a diabetes, doenças cardíacas e a asma. As crianças, por exemplo, possuem mais riscos de desenvolver complicações a partir da gripe do que da COVID-19.

Mas o que a gripe pode causar?
Gripe realmente não é brincadeira. Uma infecção pelo vírus influenza pode causar:

  • Pneumonia;

  • Inflamação dos músculos, cérebro (encefalite) e do coração (miocardite);

  • Insuficiência de diversos órgãos como os pulmões e rins;

  • Sepse (infecção generalizada);

  • Agravamento de doenças crônicas.

MAS POR QUE SE VACINAR TODOS OS ANOS?

Existem dois principais motivos para a Campanha de Vacinação contra a gripe bater tanto na mesma tecla: a vacina da gripe precisa ser tomada TODOS OS ANOS. O primeiro motivo é simples, a imunidade protetora que você recebeu por essa vacina vai diminuindo... e diminuindo com o tempo… e precisa ser reforçada. Já o segundo motivo tem mais relação com QUEM É o vírus da gripe. Talvez para a sua surpresa, não existe apenas um vírus da gripe. E para piorar, ele muda todos os anos!

Pensa assim: em 2020, o vírus da gripe mais atual usava uma camiseta xadrez, então a vacina da gripe de 2020 traz informações para o seu corpo reconhecer e combater tal vírus de camiseta xadrez. Agora em 2021 é outra moda, ele usa uma camiseta listrada! E quando esse vírus mudado, ou como dizem os cientistas, que sofreu uma mutação, entra no seu corpo, os seus anticorpos não o reconhecem e não sabem como combatê-lo.

Ufa, que confusão! E é por isso que todos os anos os cientistas investigam quais serão as "roupas da moda" que os vírus da gripe usarão no próximo ano e já incluem essas informações na vacina! Assim, a medida que o vírus da gripe muda, a vacina muda com ele!

Você pode contar com o Sermege para cuidar da sua saúde e oferecer informações de qualidade! 


Sermege – Há 35 anos cuidando da sua saúde

ESCRITO POR:
Hospital Central - Sermege

O Hospital Central Sermege vem ao longo dos seus 33 anos de história trazendo o que há de melhor em saúde e bem estar a população de Camaçari.

© All Rights • Hospital Central - Sermege