Carregando...

NOTÍCIAS

Acompanhe as novidades.

  • 25 outubro 2018

Para prevenir a cegueira, previna a DIABETES

Imagine toda a população de Camaçari reunida em um mesmo local. Agora, multiplique por 6. Essa é a quantidade de pessoas que sofrem pela cegueira causada pela RETINOPATIA DIABÉTICA, uma das complicações da diabetes. Nesse #Abril_Marrom, o Sermege veio trazer informações sobre como você pode cuidar da sua saúde para evitar a cegueira. E uma das formas é prevenir a diabetes.

MAS O QUE É DIABETES? NÃO TEM VÁRIOS TIPOS?

A diabetes é um dos principais problemas de saúde que devem te preocupar, pois afeta mais de 400 milhões de pessoas no mundo. Nessa doença, há o aumento de açúcar (glicose) no sangue, condição chamada de hiperglicemia e isso pode acontecer por dois principais motivos:

  • Diabetes tipo 1: é uma doença crônica onde o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina;

  • Diabetes tipo 2: o pâncreas produz insulina normalmente, mas as células do corpo são resistentes a essa insulina. Ou seja, ela está circulando no sangue mas não consegue cumprir o seu papel.

E qual seria o papel da insulina? Imagine que a insulina é a chave que abre as portas das células do organismo, para que a GLICOSE possa entrar e ser transformada em energia. Quando há pouca produção de insulina ou as portas não se abrem, a glicose se acumula no sangue. Esse acúmulo de açúcar no sangue aumenta os riscos de desenvolvimento de doenças renais, cardíacas, infecções e também pode levar à cegueira.

COMO A DIABETES CAUSA CEGUEIRA?

O açúcar consumido e que não foi transformado em energia vai se acumulando no sangue. O problema é que ele causa danos nos vasos sanguíneos, como as veias e artérias, afetando também os pequenos vasos presentes na RETINA. A retina é uma membrana que envolve a porção interna do olho, formada por células neurológicas responsáveis por captar a luz e as imagens e transmitir essa informação ao cérebro através do nervo óptico, tornando a visão possível.

Primeiro, surge a Retinopatia Diabética NÃO PROLIFERATIVA, com pequenas dilatações, obstruções e hemorragias nesses pequenos vasos sanguíneos da retina. Isso impede que o sangue com nutrientes e oxigênio chegue até essa região dos olhos. Depois, vem a fase PROLIFERATIVA, onde novos vasos sanguíneos são formados em um processo meio apressado, para compensar a falta dos vasos que sofreram danos. Por isso, esses novos vasos são deformados e frágeis, com muitas chances de hemorragia.

A Retinopatia Diabética pode então evoluir para deslocamento de retina e Edema Macular Diabético, um inchaço na região da mácula, a porção principal da retina. Caso não seja tratado a tempo, pode levar à cegueira.

EXISTE PREVENÇÃO PARA A RETINOPATIA DIABÉTICA?

A melhor prevenção para essa doença ocular é se cuidar contra a diabetes em: através da PREVENÇÃO, CONTROLE e TRATAMENTO da doença. Quanto mais tempo você passar com hiperglicemia, maiores serão os riscos de surgimento de lesões oculares. Estudos científicos na área comprovam que o CONTROLE da diabetes e o TRATAMENTO da retinopatia diabética reduz a cegueira em mais de 90% dos casos!

Uma das melhores formas de prevenir a diabetes tipo 2 é através da inserção de hábitos saudáveis no seu dia a dia, como perder um pouco de peso, praticar exercícios físicos e ficar atento com o que coloca no prato. Já para diabetes tipo 1 devemos focar no tratamento e controle da glicemia através de injeções de insulina, por exemplo. Ambas devem ser acompanhadas por um bom médico especialista para recomendação do melhor tratamento para cada caso.

Não espere para os primeiros sinais de alterações visuais aparecerem.

Aqui no Sermege, você pode contar com nossos excelentes profissionais,

  • Oftalmologistas: Drª Alana Roxo, Drª Cyssa Alencar, Drª Larissa Oliveira, Drª Luiza Mazzafera, Dr. Rafael Leal e Dr. Vinícius Dias;

  • Endocrinologistas: Drª Thiala Santos e Dr. Alberico Costa.


Sermege – Há 35 anos cuidando da sua saúde


Fonte:
– Prevent Type 2 Diabetes, CDC.
– Revista Veja Bem, CBO em Revista, 21, ano 07, 2019.

ESCRITO POR:
Hospital Central - Sermege

O Hospital Central Sermege vem ao longo dos seus 33 anos de história trazendo o que há de melhor em saúde e bem estar a população de Camaçari.

© All Rights • Hospital Central - Sermege