Carregando...

NOTÍCIAS

Acompanhe as novidades.

  • 25 outubro 2018

Óculos bloqueadores de luz azul: funcionam?

Você já pensou em trocar seus óculos antigos pelo moderno bloqueador de luz azul? Ficou preocupado com os anúncios que afirmavam que a exposição à luz azul das telas pode causar INÚMEROS problemas, incluindo cansaço visual, desequilíbrio no ciclo circadiano e até doenças que ameaçam a sua visão?

 

Impossível ignorar, não é? Até porque passamos muitas horas no celular e no computador. Mas será que os óculos que bloqueiam luz azul funcionam mesmo? 


Qual é o real efeito da luz azul nos nossos olhos?


Você pode até não perceber, mas quando estamos rolando o feed do Instagram, maratonando aquela série da Netflix ou focados na tela do nosso computador, a frequência com que piscamos reduz consideravelmente, o que causa cansaço visual. Acontece que o cansaço visual é causado pela maneira com que usamos as telas, e não pela tela em si ou algo que esteja vindo dela (como a luz azul, no caso).


E o ciclo circadiano? Existem algumas evidências de que a exposição à telas pode afetar o nosso sono. A solução é simples: caso você esteja sentindo mais dificuldade para dormir, tente desligar o celular e evitar olhar para telas 3 horas antes de ir se deitar. Caso precise usar o celular, utilize o “modo noturno” ou “modo escuro”, e reduza o brilho da sua tela. 


E as doenças que ameaçam a perda da nossa visão? Não existe nenhuma evidência de que a luz emitida pelas telas de computadores ou celulares possa prejudicar a visão! Um estudo da Sociedade Brasileira de Dermatologia não encontrou radiação UVA ou UVB (luz que realmente causa danos à nossa pele e visão) nas telas de computadores, celulares e tablets. 


Os óculos bloqueadores de luz azul melhoram o cansaço visual? 


Nem para isso os óculos bloqueadores de luz azul se mostraram eficazes. Esses óculos não melhoraram o cansaço visual e os cientistas não recomendam o seu uso pela falta de evidência de que a luz azul cause danos aos olhos. 


Resumindo: os anúncios de lentes que protegem contra a luz azul são baseados em marketing antiético, e as informações que circulam a respeito da luz azul não tem nenhuma evidência científica. 



Então o que podemos fazer para melhorar o cansaço visual?


Caso você passe muito tempo no celular, ou trabalhando no computador, você pode seguir algumas indicações para evitar o cansaço visual:


- Sente-se a 60 cm de distância da tela do seu computador (aproximadamente a distância de um braço).

- Faça pausas regulares. A cada 20 minutos, olhe para um objeto distante por 20 segundos.

- Use colírios lubrificantes para evitar que seus olhos fiquem secos.

- Se você usa lentes de contato, tente trocar pelos óculos por um período.


Os sintomas oculares causados pelas telas são apenas temporários e devem desaparecer depois de algumas horas após desligar o computador. Caso os sintomas persistam, consulte um oftalmologista.

Aqui no Sermege você pode contar com nossos oftalmos: Dra Alana Roxo, Dra Cyssa Alencar, Dra Larissa Oliveira, Dra Luiza Mazzafera, Dr Rafael Leal e Dr Vinícius Dias.

Sermege - Há 35 anos cuidando da sua saúde.

ESCRITO POR:
Hospital Central - Sermege

O Hospital Central Sermege vem ao longo dos seus 33 anos de história trazendo o que há de melhor em saúde e bem estar a população de Camaçari.

© All Rights • Hospital Central - Sermege