Carregando...

NOTÍCIAS

Acompanhe as novidades.

  • 25 outubro 2018

Obesidade: um peso para o seu coração

41 milhões de pessoas: esse era o número de adultos obesos no Brasil, apenas em 2019. Isso significa que 1 a cada 4 brasileiros acima dos 18 anos encontra-se em estado de obesidade. O problema é que, além do excesso de gordura corporal, a obesidade traz consigo 4 cavaleiros do apocalipse: 1) aumento do "colesterol ruim", 2) redução do "colesterol bom",  3) resistência a insulina e 4) aumento da pressão arterial.

Em conjunto, essas condições aumentam os riscos de desenvolvimento de DOENÇAS CARDIOVASCULARES, como a Insuficiência Cardíaca e a Doença Arterial Coronariana, que são problemas DE PESO para o seu coração.

MAS, O QUE É CONSIDERADO OBESIDADE?

A obesidade é calculada através do IMC, o Índice de Massa Corporal, onde o valor é dado pelo peso em quilograma dividido pelo quadrado da altura em metro. Pessoas acima do peso possuem IMC maior que 24,9 e para ser considerada obesa, a pessoa precisa ter o IMC maior ou igual a 30.

Para calcular o seu IMC, acesse: Calculadora de IMC.

COMO A OBESIDADE PESA NO SEU CORPO

A obesidade é um dos principais fatores de risco para a chegada dos 4 cavaleiros dos quais falamos anteriormente:

1) Aumento do "colesterol ruim"
e 2) redução do "colesterol bom": o colesterol é um tipo de gordura presente na membrana de diversas células do nosso organismo. Essa gordura é transportada pelo nosso corpo através do que chamamos de HDL (colesterol bom) que leva o colesterol para o fígado, onde será eliminado, e o LDL (colestrol ruim), que faz o processo contrário, levando o colesterol para os vasos sanguíneos. A obesidade causa o que chamamos de DISLIPIDEMIA, onde há o aumento do colesterol ruim, favorecendo o acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos.

3) Resistência a insulina:
 a insulina é um hormônio produzido no pâncreas que funciona como uma chave. Ao entrar em contato com as células, ela permite que o açúcar consumido através da alimentação (glicose) entre e seja utilizado pelas células para produzir energia. A obesidade induz um processo de resistência a insulina, onde as células não a reconhecem mais e a glicose acaba se acumulando no sangue, causando a diabetes tipo 2.

4) Aumento da pressão arterial:
 a obesidade estimula diversos mecanismos que levam à hipertensão. Primeiro, estudos já associaram uma dieta rica em gordura e carboidrato ao aumento da pressão arterial, além de que a obesidade causa no corpo um processo de inflamação crônica, influenciando diretamente no sistema renina-angiotensina-aldosterona. Esse sistema é o responsável por contrair e relaxar os vasos sanguíneos do corpo, controlando a pressão sanguínea. Em pessoas obesas, ocorre a contração crônica desses vasos sanguíneos, levando a hipertensão.  

COMO A OBESIDADE PESA NO SEU CORAÇÃO

Estudos científicos comprovam que pessoas obesas possuem mais riscos de desenvolver DOENÇAS CARDIOVASCULARES, especialmente as duas seguintes:

– Insuficiência Cardíaca:
 ocorre pela incapacidade do coração de bater (contrair e relaxar) normalmente. As principais causas são a hipertensão arterial, diabetes, dislipidemia e sedentarismo, condições geralmente associadas a obesidade.  Pessoas com obesidade severa possuem 4x mais chances de desenvolver insuficiência Cardíaca do que pessoas na faixa de peso ideal. Caso não tratada, pode evoluir e causar a Doença Arterial Coronariana.

– Doença Arterial Coronariana:
 chamada também de DAC, ocorre quando há o acúmulo de gordura nas artérias que irrigam o músculo do coração, as artérias coronárias, até que sejam completamente obstruídas (entupidas). A esse processo dá-se o nome de ATEROSCLEROSE. Dessa forma, o sangue com nutrientes e oxigênio não chega até os músculos cardíacos, que sofrem com a isquemia miocárdica, causando dor e sensação de aperto no peito principalmente durante esforço físico.

Aqui no Sermege, você pode contar com diversos profissionais especialistas para te ajudar a cuidar melhor da sua saúde e garantir qualidade de vida:

- Cardiologistas: Drª Aiesca Oliveira e Dr. Rodrigo Teles;
- Angiologistas: Drª Gina Santos, Dr. Dermival Melo, e Drª Sefora Oliveira;
- Nutricionistas: Nutri. Elaine Oliveira;
- Endocrinologistas: Drª Thiala Santos e Dr. Alberico Costa.


Para saber mais como a especialidade de cardiologia e os exames realizados, acesse: Cardiologia Sermege.

Sermege – Há 35 anos cuidando da sua saúde

Fonte:
– Carbone, S., Canada, J. M., Billingsley, H. E., Siddiqui, M. S., Elagizi, A., & Lavie, C. J. (2019). Obesity paradox in cardiovascular disease: where do we stand?. Vascular health and risk management, 15, 89–100.
–  Jiang, S. Z., Lu, W., Zong, X. F., Ruan, H. Y., & Liu, Y. (2016). Obesity and hypertension. Experimental and therapeutic medicine, 12(4), 2395–2399.
– Roberta Florido, M.D and Chiadi Ndumele, M.D., How Obesity Can Affect Your Heart, U.S. News.
– IBGE, Pesquisa Nacional de Saúde 2019.
– Hospital Israelita Albert Einstein.

ESCRITO POR:
Hospital Central - Sermege

O Hospital Central Sermege vem ao longo dos seus 33 anos de história trazendo o que há de melhor em saúde e bem estar a população de Camaçari.

© All Rights • Hospital Central - Sermege