Carregando...

NOTÍCIAS

Acompanhe as novidades.

  • 25 outubro 2018

Não é tarde demais! Conheça os benefícios de PARAR de fumar

Parar de fumar traz inúmeros benefícios para a sua saúde, independente da sua idade e de quanto tempo você fuma. Além disso, você protege seus familiares e amigos dos riscos de fumar passivamente. Assim que você para de fumar, seu corpo já começa a sentir as mudanças positivas, que continuam por anos. 


  • Após alguns segundos, a sua frequência cardíaca diminui.

  • Após 24 horas, o nível de nicotina no sangue cai para zero. 

  • Depois de alguns dias, o nível de monóxido de carbono no sangue já se assemelha ao de uma pessoa que não fuma. 

  • Em até 12 meses, a tosse e a respiração ofegante diminuirão.

  • Entre 1 e 2 anos, o risco de ataque cardíaco diminui consideravelmente. 

  • Entre 3 e 6 anos, o risco de doença coronariana cai pela metade. Entre 5 e 10 anos, o risco de câncer de boca, garganta e cordas vocais cai pela metade, assim como o de AVC. 

  • Em 10 anos, o risco de câncer de bexiga, esôfago e rins diminui e o risco de câncer de pulmão cai pela metade. 

  • Em 15 anos o risco de doença coronariana é semelhante ao de uma pessoa que não fuma, assim como o risco de câncer de boca, garganta, cordas vocais e pâncreas após 20 anos. 

  • O risco de câncer cervical cai pela metade depois de 20 anos sem fumar.  


Em relação à saúde do sistema respiratório, ao parar de fumar, o risco de desenvolver doença pulmonar obstrutiva crônica é reduzido, assim como a tosse, produção de muco, respiração ofegante e risco de infecções como bronquite e pneumonia. 


Parar de fumar também reduz o risco de 12 tipos de câncer: bexiga, leucemia mielóide aguda, pulmão, colo do útero, intestino e reto, esôfago, fígado, rim, boca, garganta, pâncreas, estômago e laringe. Os benefícios para a saúde cardiovascular também são importantes. Ao parar de fumar, o risco de morte por doença cardiovascular é reduzido, assim como a inflamação e a hipercoagulabilidade. Os níveis de HDL (colesterol bom) são melhorados, o risco de desenvolver aterosclerose, doença coronariana, AVC, aneurisma, falência de coração, tromboembolia venosa e morte súbita cardíaca. 


Pessoas que já foram diagnosticadas com doença coronariana também se beneficiam ao parar de fumar, reduzindo o risco de morte prematura, de morte por doenças cardíacas e de ter um ataque do coração. 


Para mulheres, parar de fumar antes da gravidez é essencial para garantir a saúde do bebê, reduzindo o risco de um parto prematuro e outros problemas relacionados ao desenvolvimento do feto. 


Depois de ler esse texto, você considerou a ideia de parar de fumar? Podemos te ajudar! Entre em contato com algum dos nossos especialistas e agende sua consulta.


Sermege - Há 35 anos cuidando da sua saúde 

ESCRITO POR:
Hospital Central - Sermege

O Hospital Central Sermege vem ao longo dos seus 33 anos de história trazendo o que há de melhor em saúde e bem estar a população de Camaçari.

© All Rights • Hospital Central - Sermege