Carregando...

NOTÍCIAS

Acompanhe as novidades.

  • 25 outubro 2018

Não é só de saudade que sofre um coração... você sabe como evitar as principais doenças que podem afetá-lo?

Dia 29 de Setembro é o Dia Mundial do Coração, e viemos te ajudar a cuidar ainda melhor desse órgão tão importante do nosso corpo. Muitas pessoas não sabem, mas as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no MUNDO. São mais de 15 milhões de mortes por ano, se concentrando principalmente em países em desenvolvimento, como o Brasil. Segundo o ministério da Saúde, apenas nos últimos 20 anos, houve um crescimento de 9% da incidência, de doenças relacionadas ao coração, na população.

E o motivo? A lista pode parecer curta, mas é repleta de complexidades: má alimentação, sedentarismo, tabagismo e alcoolismo. Então é melhor ficar atento, aquela dorzinha... aquele aperto no peito... pode ser algo bem mais grave do que apenas saudade.

AS PRINCIPAIS DOENÇAS CARDIOVASCULARES

É preciso entender que as doenças cardiovasculares são aquelas que atingem o coração e/ou os vasos sanguíneos. O coração, através das suas batidas (que na verdade são contrações e relaxamentos do músculo cardíaco) funciona como uma bomba que cria pressão para que o sangue flua em todas as artérias, veias e capilares. A função do sangue é basicamente levar oxigênio, nutrientes e água para todas as células do nosso corpo, e retirar o "lixo" produzido durante a produção de energia, por exemplo, garantindo seu correto funcionamento.

Dessa forma, os ataques cardíacos e os acidentes vasculares cerebrais (AVC) são as principais doenças cardiovasculares, sendo considerados doenças coronarianas e cerebrovasculares, respectivamente.. Eles ocorrem geralmente por um acúmulo de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos, impedindo que o sangue chegue até as células do coração ou cérebro. Os AVCs também podem ocorrer devido a coágulos de sangue que se formam e bloqueiam o fluxo, ou devido a hemorragias.

Outras doenças dessa categoria são: arterial periférica (nos vasos que irrigam os membros), cardíaca reumática (causada pela febre reumática, onde bactérias causam danos nos músculos do coração), cardiopatia congênita (defeitos de nascimento na estrutura do coração), trombose venosa profunda e embolia pulmonar (causada por coágulos nas veias das pernas, que podem se deslocar e chegar até o coração e os pulmões).

EXISTEM FATORES DE RISCO?

O coração, e muito menos os estudos científicos, não mentem: os principais fatores de risco para doenças cardiovasculares estão relacionados ao estilo de vida. A má alimentação é o principal: uma dieta com exageros de produtos industrializados, gorduras, açúcar e sal, cria ainda outros fatores de risco como a hipertensão, diabetes, hiperlipidemia, glicemia alta e obesidade. Hábitos como o sedentarismo, uso excessivo de álcool e cigarro também são os vilões dessa história.

E QUAL SERIA A MELHOR SOLUÇÃO?

Não há dúvidas, a melhor solução é a PREVENÇÃO: praticar exercícios físicos, manter uma dieta balanceada , se manter longe do álcool e do cigarro e sempre fazer consultas e exames de rotina para ficar de olho nos níveis de colesterol, glicose e pressão arterial. E é claro, em casos de diabetes, hipertensão ou outros fatores de risco pré-existentes, como a hiperfibrinogenemia, hiper-homocisteína, deficit metabólico marginal, o acompanhamento médico e o controle medicamentoso, é essencial.

Mas há uma novidade: pesquisadores descobriram que a dieta Mediterrânea, rica em legumes, frutas, verduras, peixe, grãos integrais e azeite de oliva é a melhor opção para diminuir as chances de se desenvolver doenças cardiovasculares. Especificamente, nesse estudo, financiado pelo Ministério da Saúde da Espanha, mostrou que refeições suplementadas com azeite de oliva extra virgem ou nozes se mostrou mais eficaz do que uma dieta com baixo teor de gordura. Inspirado nesses achados, um instituto criou a Dieta Cardioprotetora, uma versão abrasileirada da Dieta Mediterrânea.

E NO QUE CONSISTE A DIETA CARDIOPROTETORA?

Criada pelo Hospital do Coração (HCor), essa opção de alimentação tenta utilizar os produtos de fácil acesso para a população brasileira, e que também possuam ação protetora contra os riscos de doenças cardiovasculares, assim como ocorre nos alimentos mediterrâneos. Os alimentos são divididos em três grupos, nomeados de acordo com as cores da bandeira do Brasil:

Grupo verde: são os que mais possuem ação cardioprotetora, então o seu consumo é recomendado com mais frequência. São as verduras, legumes, frutas, leite, iogurte desnatado e o feijão.

Grupo amarelo: composto de carboidratos, são os alimentos que devem ser consumidos de forma moderada, como o arroz, pão, macarrão, óleos e castanhas.

Grupo azul: alimentos de origem animal, como carne vermelha, manteiga, queijo e ovos, possuem muita gordura saturada e sal, sendo os que menos devem ser consumidos.

Aqui no Sermege você pode contar com vários profissionais para te auxiliar na prevenção. As nossas nutricionistas, Nutri. Taina Silva e Nutri. Elaine Oliveira, conte com elas para te ajudar a ter mais saúde através dos alimentos! E também os nossos cardiologistas: Drª Aiesca Oliveira, Dr. Carlos Santana e Dr. Rodrigo Teles. Agende já uma consulta, o seu coração é mais feliz nas nossas mãos!


Sermege – Há 35 anos cuidando da sua saúde


Fonte: 
– Estruch R, et al.; PREDIMED Study Investigators. Primary Prevention of Cardiovascular Disease with a Mediterranean Diet Supplemented with Extra-Virgin Olive Oil or Nuts. N Engl J Med. 2018 Jun 21;378(25):e34. doi: 10.1056/NEJMoa1800389. Epub 2018 Jun 13. PMID: 29897866.
– Leong DP, et al. Reducing the Global Burden of Cardiovascular Disease, Part 2: Prevention and Treatment of Cardiovascular Disease. Circ Res. 2017 Sep 1;121(6):695-710. doi: 10.1161/CIRCRESAHA.117.311849. PMID: 28860319.
– Jornal da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Organização Pan-Americana da Saúde, Hospital do Coração Hcor e Ministério da Saúde.

ESCRITO POR:
Hospital Central - Sermege

O Hospital Central Sermege vem ao longo dos seus 33 anos de história trazendo o que há de melhor em saúde e bem estar a população de Camaçari.

© All Rights • Hospital Central - Sermege