Carregando...

NOTÍCIAS

Acompanhe as novidades.

  • 25 outubro 2018

KIT C0VID: por que não é uma boa ideia?

Afinal, o que é Kit Covid? É uma combinação de medicamentos que não são recomendados por instituições como a Organização Mundial da Saúde, mas ainda assim estão sendo indicados como tratamento precoce da COVID-19.


O Kit Covid geralmente inclui dois ou mais medicamentos, como a cloroquina, hidroxicloroquina, ivermectina, azitromicina, corticoide, nitazoxanida, zinco, vitaminas, anticoagulante, ozônio por via retal e dióxido de cloro (sendo os mais difundidos a cloroquina, hidroxicloroquina e ivermectina).


Você sabia que a cloroquina e a hidroxicloroquina são fármacos utilizados no tratamento de doenças como malária e lúpus, e a ivermectina é utilizada no tratamento de infecções por parasitas, como os piolhos?


Embora  esses medicamentos sejam prescritos por alguns médicos para o tratamento precoce da COVID-19  e propagandeados pelo Governo Federal, não há comprovação científica de que nenhum desses medicamentos ofereçam qualquer benefício no tratamento ou na prevenção da doença.


A Azitromicina, hidroxicloroquina e ivermectina já foram testados em ensaios clínicos e nenhum benefício foi verificado, de acordo com o Conselho Federal de Farmácia. As principais autoridades mundiais de saúde também afirmam que não existe tratamento comprovadamente eficaz contra a COVID-19. 


Então, cuidado! Além de não serem eficazes contra a COVID-19, esses medicamentos podem causar efeitos colaterais graves e até piorar o quadro da doença. Em São Paulo, o Kit Covid levou cinco pacientes para a fila de transplante de fígado por hepatite medicamentosa, e está sendo apontado como a causa de pelo menos três mortes. Esses fármacos podem causar danos ao fígado, hemorragia, insuficiência renal, arritmia cardíaca entre outras complicações. 


A Sociedade Brasileira de Infectologia também não recomenda o tratamento precoce com cloroquina, hidroxicloroquina, ivermectina e outros medicamentos do Kit Covid por não possuírem eficácia comprovada contra a COVID-19, e pela possibilidade de  causar efeitos colaterais. Essas recomendações estão alinhadas com  as recomendações de sociedades médicas científicas e outros organismos sanitários nacionais e internacionais.


As melhores formas de evitar a doença continuam sendo: vacinação, distanciamento social, uso de máscara e higiene frequente das mãos. 


Você pode contar com o Sermege!


Caso você apresente algum sintoma de COVID-19, entre em contato e agende a sua consulta. A COVID-19 é coisa séria e suas sequelas podem evoluir para casos graves e/ou permanentes.


Sermege – Há 35 anos cuidando da sua saúde

ESCRITO POR:
Hospital Central - Sermege

O Hospital Central Sermege vem ao longo dos seus 33 anos de história trazendo o que há de melhor em saúde e bem estar a população de Camaçari.

© All Rights • Hospital Central - Sermege