Carregando...

NOTÍCIAS

Acompanhe as novidades.

  • 25 outubro 2018

Hospital Sermege acaba de ser credenciado para realizar transplante de córnea.

A Drª Luiza Mazzafera, oftalmologista especialista em córnea, e o Hospital Central Sermege de Camaçari (BA) foram autorizados pelo Ministério da Saúde, através da portaria 1.190, de 31 de julho de 2018, a realizar transplante de córnea.

A notícia foi dada em primeira mão ao Camaçari Notícias, na noite desta segunda-feira (6), pelo Dr Rafael, esposo de Luiza Mazzafera, “Camaçari acaba de ser agraciada com o credenciamento do Hospital Central Sermege pra fazer transplante de córnea. Com esse fato Camaçari acaba de se tornar uma das poucas cidades da Bahia a realizar este tipo de cirurgias. A melhora na medicina de Camaçari está tornando esta cidade num polo de saúde para a região. Mais um presente a este município que tanto merece.” Disse.

O transplante de córnea é uma cirurgia que é feita em diversas doenças, que muitas vezes acabam deixando o paciente cego. As principais doenças que podem precisar de transplantes são: Ceratocone, Úlcera de Córnea, Opacidades Pós-Trauma, Distrofias de Córnea, Ceratopatia Bolhosa.

No ceratocone, a visão reduz pela mudança no formato da córnea que fica afinada e pontiaguda. Quanto mais afinada e pontiaguda, maior a chance de precisar de um transplante de córnea. Algumas infecções na córnea, também conhecidas como úlceras de córnea, quando pouco responsivas aos colírios podem precisar de transplante de urgência, principalmente em casos com risco iminente de perfuração.

Alguns casos de infecção são resolvidos com colírios, porém deixam cicatrizes que pioram a visão e precisam ser tratadas.

A Ceratopatia Bolhosa pode acometer a córnea após uma cirurgia de catarata e levar ao edema da córnea, baixa visão e dor.

Distrofias são opacidades hereditárias na córnea que pode acometer várias partes da córnea e causar baixa visão e dor.

Agora todos estes tratamentos e diagnósticos são feitos lá no Hospital Central Sermege.

ESCRITO POR: CAMAÇARI NOTÍCIAS - 07 DE AGOSTO DE 2018
Hospital Central - Sermege

O Hospital Central Sermege vem ao longo dos seus 33 anos de história trazendo o que há de melhor em saúde e bem estar a população de Camaçari.

© All Rights • Hospital Central - Sermege