Carregando...

NOTÍCIAS

Acompanhe as novidades.

  • 25 outubro 2018

ESTRESSE E LUTO: nós podemos te ajudar a passar por esse momento difícil

A pandemia do novo coronavírus trouxe sofrimento emocional e luto para a população. Os altos níveis de estresse, a tristeza dos que não conseguiram se despedir de um ente querido e a ansiedade em relação ao futuro levaram a um aumento dos transtornos mentais. 


A situação é atípica, e esses sentimentos negativos somados ao isolamento social são fatores de risco importantes para o desequilíbrio da saúde mental. 

Mas nós podemos te ajudar nesse momento. Confira o que você pode fazer para te ajudar a passar pelos momentos difíceis:


  • Estruturar uma rotina equilibrada: várias empresas adotaram o regime de trabalho home office. Trabalhar em casa no cenário atual foi motivo de estresse para muitos, e manter o equilíbrio entre trabalho, descanso e lazer pode ser difícil. É importante organizar a rotina de modo que nenhuma dessas áreas fique prejudicada. 


  • Estabelecer hábitos saudáveis: é normal acabar comendo mais quando passamos mais tempo em casa, por isso é importante cuidar do que você coloca na sua geladeira. Consuma alimentos integrais, frutas, verduras, e pegue leve com os alimentos congelados, enlatados e embutidos. Estabelecer horários para dormir e acordar também é importante para manter a higiene do sono.


  • Pratique exercícios físicos: estamos saindo menos, e consequentemente, nos movimentando menos. A prática de exercícios físicos é uma ótima opção para lidar com a ansiedade e o estresse e manter a saúde do nosso corpo em dia. 


  • Mantenha relações sociais e conexões com rede de apoio social: mantenha contato com quem você ama, na medida do possível. Envie mensagens, ligue, faça chamadas de vídeo. 


  • Reduzir a exposição às notícias: é importante se manter informado, mas quando as notícias e redes sociais causam ansiedade e sofrimento, é válido ficar um tempo afastado da realidade. 


  • Reconheça os seus limites: não se cobre demais. Estamos em uma pandemia. Não estávamos preparados para essa situação, então é normal que alguns de nós tenhamos um pouco de dificuldade para levar a vida normalmente. Busque ajuda se achar necessário.


Como lidar com o luto? 


A perda de uma pessoa amada vem acompanhada de emoções dolorosas, mas a maioria das pessoas consegue se adaptar à perda e às mudanças seguintes. 


Os rituais de despedida são importantes para a assimilação da perda. Em alguns casos de COVID-19, a morte foi repentina e não houve a possibilidade de se despedir do ente querido. Com isso, o processo de adaptação pode se tornar mais difícil e quadros de Transtorno de Luto Prolongado ou Transtorno de Luto Complexo Persistente podem ocorrer. Esses quadros são caracterizados por dor emocional, perturbação social, pensamentos e lembranças persistentes, preocupação com a pessoa que faleceu e as circunstâncias da morte, que duram no mínimo 6 meses. 

É importante consultar um profissional para avaliar o processo de adaptação ao luto e oferecer suporte e acolhimento.


Cuide da sua saúde mental! 


Aqui no Sermege, você pode contar com as nossas excelentes psicólogas, Psico. Marcela Nascimento e Psico. Maria Fernanda, que estão à disposição para te ajudar. Não deixe de se cuidar, a sua saúde física e mental são prioridades.


Sermege – Há 35 anos cuidando da sua saúde


 

ESCRITO POR:
Hospital Central - Sermege

O Hospital Central Sermege vem ao longo dos seus 33 anos de história trazendo o que há de melhor em saúde e bem estar a população de Camaçari.

© All Rights • Hospital Central - Sermege