Carregando...

NOTÍCIAS

Acompanhe as novidades.

  • 25 outubro 2018

Estresse dos pés à cabeça! Veja como o estresse prejudica todo o seu corpo

Como andam os seus níveis de estresse?


Você pode até pensar que não, mas o estresse pode afetar todo o seu corpo! Os seus músculos, sua respiração, seu coração, seu sistema gastrointestinal, sistema endócrino, sistema nervoso e até mesmo o sistema reprodutor. Nossos corpos até que conseguem lidar bem com algumas doses de estresse, mas a longo prazo, quando o estresse se torna crônico, muitas mudanças podem ocorrer.


Quando estamos estressados, uma reação comum é a tensão muscular, que é um reflexo do nosso corpo para nos proteger contra a dor e ferimentos em situações de luta ou fuga. Uma consequência do estresse crônico é a tensão muscular por longos períodos, o que causa dor e desconforto. Por exemplo, muitas pessoas sofrem com dores de cabeça e enxaquecas devido à tensão dos músculos da região dos ombros, cabeça e pescoço. 


Em relação ao sistema respiratório, o estresse pode piorar doenças respiratórias preexistentes e engatilhar crises de asma, por exemplo. O nosso coração juntamente com os vasos sanguíneos também são coordenados pela resposta do nosso corpo ao estresse. Quando precisamos fugir de alguma situação de perigo, a frequência cardíaca aumenta e os vasos sanguíneos que levam o sangue para os músculos se dilatam. Quando o perigo passa, nosso corpo volta ao estado normal.


Quando o estresse se prolonga por muito tempo, assim como a frequência cardíaca e os altos níveis de hormônios do estresse na corrente sanguínea, o risco de hipertensão, ataque do coração, AVC e aterosclerose aumenta consideravelmente. O seu intestino também não fica fora dessa lista. O estresse crônico prejudica a microbiota intestinal, o que pode causar uma série de disfunções, inclusive no seu humor e comportamento, já que o intestino exerce grande influência no cérebro e vice-versa. Sabia dessa? Diarréia ou constipação são outras consequências possíveis no nosso intestino. O estresse também pode causar náuseas, dor e desconforto no estômago. Vômitos também podem ocorrer, assim como alterações no apetite.  


A libido sofre uma grande queda quando ficamos estressados por muito tempo. Nos homens, pode afetar a produção de testosterona e causar disfunção erétil e impotência. O sistema reprodutor, tanto dos homens quanto das mulheres, é afetado pelo estresse crônico. Nas mulheres, o estresse impacta a saúde da gravidez e a adaptação no pós-parto. A mulher fica mais propensa a desenvolver depressão e ansiedade, o que pode afetar o desenvolvimento do feto e a ligação da mãe com o bebê nas primeiras semanas. Nos homens, pode haver redução na produção de esperma.



Já deu para perceber que continuar estressado não é uma opção saudável, não é? Não espere o estresse te afetar para mudar de vida! E mesmo que você já tenha identificado alguns desses sintomas, ainda dá tempo de reverter essa situação.


O que você pode fazer para reduzir o estresse e suas consequências?


  • Exercício físico regularmente;

  • Se alimentar de forma saudável;

  • Ter uma rede de apoio;

  • Dormir bem;

  • Reservar um tempo só para você;

  • Conversar com um psicólogo e/ou psiquiatra.


Aqui no Sermege, você pode contar com as nossas excelentes psicólogas, Psico. Marcela Nascimento e Psico. Maria Fernanda, que estão à disposição para te ajudar. Não deixe de se cuidar, a sua saúde física e mental são prioridade.


Sermege – Há 35 anos cuidando da sua saúde

ESCRITO POR:
Hospital Central - Sermege

O Hospital Central Sermege vem ao longo dos seus 33 anos de história trazendo o que há de melhor em saúde e bem estar a população de Camaçari.

© All Rights • Hospital Central - Sermege