Carregando...

NOTÍCIAS

Acompanhe as novidades.

  • 25 outubro 2018

Doe sangue: em um ano, você pode salvar até 12 pessoas!

Os quadrinhos já nos ensinaram uma lição: os melhores super-heróis são pessoas comuns, vivendo entre nós, que têm atitudes EXTRAORDINÁRIAS que salvam a vida de várias pessoas. E você também pode ser um deles, sabe como? Basta doar sangue! Cada bolsa doada pode salvar até 4 vidas, e em um ano, 12 pessoas serão ajudadas. Mas os benefícios vão muito além disso, pois cada uma dessas 12 pessoas possui amigos e familiares que serão eternamente gratos pelo seu ato tão nobre, digno de um herói.

ENTENDA EM 5 PASSOS COMO FUNCIONA A DOAÇÃO DE SANGUE:

1) QUEM PODE DOAR SAGUE?

Para doar, é necessário cumprir os seguintes requisitos:
– Ter entre 16 e 69 anos. No caso dos maiores de 60 anos, a primeira doação deve ter sido feita antes dessa idade, e para os menores de 18 anos, um consentimento formal deve ser assinado pelos pais ou responsáveis;
– Pesar no mínimo 50 Kg;
– Ter dormido no mínimo 6 horas no dia anterior;
– Estar bem alimentado, sem o consumo de alimentos gordurosos 3 horas antes da doação e caso tenha acabado de almoçar, deve aguardar 2 horas;
– Se mulher, pode doar a cada 3 meses, no caso dos homens, a cada 2 meses.

2) COMO É O PROCESSO DE DOAÇÃO?

O doador deve se dirigir até um hemocentro, portando documento de identificação e realizar o cadastro pessoal. No caso de Camaçari, aqui temos o Hemoba e o cadastro está sendo feito online, através do site. No dia da doação, é realizada a triagem, onde são checadas a pressão arterial, temperatura, peso e o "teste de anemia", onde através de uma picada na ponta do dedo, uma gota de sangue é retirada para análise imediata.

Após, é feita a entrevista. São feitas perguntas sobre hábitos, alimentação, medicamentos e doenças adquiridas durante a vida, e a sinceridade é de extrema importância para a garantia da qualidade do sangue para o receptor. Agora sim, é o momento da doação! E é bem rapidinha, durante em torno de 8 minutos. Um pouco menos de meio litro de sangue é retirado (450 mL), mais alguns tubos para os exames de tipagem sanguínea e sorológicos (que detectam doenças).

Então, é hora de lanchar. Um lanche e suco é servido, e antes de sair é necessário aguardar 15 minutos. Após a doação, é recomendado ingerir bastante líquido e não realizar esforço ou atividade física no mesmo dia.

3) O QUE ACONTECE COM O SANGUE DOADO?

Esse sangue é centrifugado para separar os 4 hemocomponentes pelos quais é formado:
– Concentrado de Hemácias (CH): contém as células vermelhas do sangue, responsáveis pelo transporte de oxigênio. Tem validade de até 42 dias;
– Concentrado de Plaquetas (CP): as plaquetas são responsáveis pelo processo de coagulação, que impede sangramentos. Tem validade de 5 dias;
– Plasma Fresco Congelado (PFC): contém outras substâncias responsáveis em ajudar durante o processo de coagulação. Tem validade de 1 ano;
– Crioprecipitado (CRIO): é resultado do descongelamento do Plasma Fresco Congelado, rico em substâncias que ajudam na coagulação. Tem validade de 1 ano.

E quem recebe esse sangue? Pessoas que sofreram acidentes ou realizaram cirurgias com grande perda de sangue (CH), em casos de leucemia ou quimioterapia (CP), portadores de hemofilia B e queimados (PFC) e pessoas com falta de fatores de coagulação e fibrinogênio (CRIO). Ainda, pessoas com doenças crônicas (talassemia e doença falciforme), com câncer e transplantados também podem necessitar receber o sangue.

4) E COM O CORPO DO DOADOR, O QUE ACONTECE?

Não, o seu sangue não fica mais fino ou "aguado". O corpo repõe o volume de sangue em até 24 horas após a doação, todas as células vermelhas em até 4 semanas, o estoque de ferro em 8 semanas para homens e 12 semanas para as mulheres.

5) QUEM NÃO PODE DOAR SANGUE?

– Os portadores de algumas doenças, como: a AIDS/HIV, Malária, Doença de Chagas, Câncer, Doença de Parkinson, Leishmaniose, Diabéticos que usam insulina e pessoas que tiveram Hepatite após os 11 anos;
– Para os fumantes, é recomendado ficar no mínimo 2 horas sem fumar antes da doação;
– Gestantes e mulheres amamentando filhos menores de 1 ano;
– Em caso de tatuagem, maquiagem definitiva, ou perfuração de piercing deve-se esperar 1 ano para a doação.

Outras condições como gripe, após a vacinação, e uso de medicamentos antibióticos exigem períodos específicos antes da doação. Tire todas as suas dúvidas durante o preenchimento do formulário e no momento da entrevista.


Sermege – Há 35 anos cuidando da sua saúde


Fonte:
– Fundação Hemominas, Blog da Saúde (Ministério da Saúde), Santa Casa SP, ProSangue (Hemocentro de São Paulo).

ESCRITO POR:
Hospital Central - Sermege

O Hospital Central Sermege vem ao longo dos seus 33 anos de história trazendo o que há de melhor em saúde e bem estar a população de Camaçari.

© All Rights • Hospital Central - Sermege