Carregando...

NOTÍCIAS

Acompanhe as novidades.

  • 25 outubro 2018

Dieta da gastrite: o que comer para melhorar os sintomas?

A gastrite causa queimação e dor no estômago, mas segundo os especialistas, você pode se prevenir  – e melhorar os sintomas – através de algumas mudanças na sua rotina alimentar.

Quem nunca ficou com indigestão depois do farto churrasco de domingo? Ou então com aquela sensação de queimação quando bate a fome? Mas para algumas pessoas, essa sensação é ainda pior: a indigestão se junta com a queimação no estômago, causando dor, náuseas, vômito e, às vezes, arrotos frequentes. Quando isso acontece, dá-se o nome de gastrite.

Essa condição é uma inflamação do revestimento interno do estômago, causado pelo mesmo tipo de bactérias responsáveis pelas úlceras gástricas, e as dores podem piorar devido ao uso excessivo de anti-inflamatórios como o ibuprofeno e ingestão excessiva de bebidas alcoólicas. Pode aparecer momentaneamente (gastrite aguda) ou gradualmente com o tempo (gastrite crônica), e em algumas pessoas, é uma predisposição para úlceras e câncer gástrico.

No entanto, algumas dicas alimentares dos nossos gastroenterologistas e nutricionistas podem te ajudar a prevenir e tratar a gastrite e seus sintomas:

COMO COMER PARA MELHORAR A GASTRITE

Primeiro, é importante entender que COMO você come também é tão importante quanto O QUE você come. Estamos acostumados a fazer três grandes refeições durante o dia: café da manhã, almoço e jantar, mas fazer várias pequenas refeições pode ajudar a reduzir a produção do suco gástrico e a queimação estomacal. O sobrepeso e a obesidade também são fatores que aumentam os riscos da gastrite, por isso, alimentos saudáveis e uma dieta balanceada é a chave para a prevenção.

PARA PREVENIR:
 alguns alimentos ajudam a prevenir a gastrite ao inibirem o crescimento da bactéria causadora, H. pylori. Entre eles, estão: couve-flor, repolho, rabanete, amora, morango e açafrão.

PARA ALIVIAR OS SINTOMAS:
 a gastrite causa a inflamação no interior do estômago, por isso, alimentos com poder anti-inflamatório conhecido podem ajudar. Entre eles, estão: frutas frescas, vegetais, grãos e peixe.

PARA TRATAR:
 como a gastrite é causada por bactérias no estômago, alimentos com propriedades antibacterianas são bons aliados. Entre eles, estão: o brócolis, rico em sulforafano (substância bactericida), e os iogurtes, leites fermentados, kefir e outros tipos de alimentos probióticos. Os probióticos são alimentos que contêm bactérias "boas" para o nosso organismo. Quando chegam ao estômago, competem por espaço e alimento com as "bactérias ruins" causadoras da gastrite, diminuindo sua população.  

O
QUE EVITAR?

Se você tem gastrite, é melhor deixar esses alimentos fora do carrinho de compras. Carne vermelha, alimentos processados, ricos em sal e gordura, assim como o álcool são péssimas escolhas. Estudos científicos já comprovaram que esse tipo de alimentação pode mudar o revestimento interno do estômago, o tornando mais propenso a infecções por H. pylori, além de estimular a inflamação e piorar a queimação e as dores.

Mas não se esqueça, você pode contar com os nossos excelentes profissionais para te ajudar com a gastrite:

Gastroenterologistas:
 Dr. Thácio Ferreira, cirurgião gástrico e Drª Aline Souza, Drª Cinara Cerqueira, Drª Cláudia Machado, Drª Dalila Guedes, Drª Laura Vieira e Dr. Márcio Leite;

Nutricionistas:
 Nutri. Taina Silva e Nutri. Elaine Oliveira.

Sermege – Há 35 anos cuidando da sua saúde

Fonte:
– MayoClinic e MedicalNewsToday.

ESCRITO POR:
Hospital Central - Sermege

O Hospital Central Sermege vem ao longo dos seus 33 anos de história trazendo o que há de melhor em saúde e bem estar a população de Camaçari.

© All Rights • Hospital Central - Sermege