Carregando...

NOTÍCIAS

Acompanhe as novidades.

  • 25 outubro 2018

Covid-19: se vacinar é um ato de AMOR AO PRÓXIMO

Ah, a vacina! A picadinha tão sonhada por uns, mas que ainda causa medo e desconfiança em outros. Se você é do time que ainda fica com um pé atrás com essa história toda de vacinação, não tem problema. É tudo muito novo, as informações chegam por todos os lados e a gente não sabe direito o que é verdade e o que não é.

Mas no Sermege você sabe que pode confiar. Somo um hospital de excelência com profissionais capacitados e com anos de experiência em cuidar da população de Camaçari e região, e viemos te explicar porque se vacinar não é apenas uma escolha individual, mas também um ato de amor ao próximo.

QUE VACINA É ESSA?

Atualmente, no Brasil, estão sendo distribuídas duas vacinas, a AstraZeneca e a CoronaVac. Como se fossem dois produtos com um mesmo propósito, mas de marcas diferentes. Mas ao contrário da comparação de qualidade entre as marcas nas prateleiras de um supermercado, isso não quer dizer que uma vacina é melhor que a outra. As taxas de eficácia diferem, é claro, a da AstraZeneca é 82.4% e a CoronaVac, 50.38%. Mas isso foi investigado pela Sociedade Brasileira de Imunologia.

A eficácia global das duas não pode ser comparada diretamente, pois os estudos foram realizados em condições diferentes, como a idade dos voluntários e o que era considerado como FICAR DOENTE. Nos estudos da CoronaVac foram  incluídos sintomas como náusea, vômito e diarreia, que não foram considerados pela AstraZeneca. Além disso, AstraZeneca foi testada na população geral, e a do Instituto Butantan em profissionais de saúde atendendo pacientes de COVID-19, ou seja, pessoas que tiveram muito mais contato com a doença. Por isso, é natural que os números sejam diferentes.  

Mas devemos focar no seguinte ponto: ambas as vacinas protegem 100% contra os casos moderados e graves, evitando mortes, que é o objetivo principal da vacinação! Além de serem muito seguras. Com isso, você pode ficar despreocupado.

MAS POR QUE DEVO ME VACINAR?

A vacinação vai muito além de uma escolha individual, pois, para que as vacinas mostrem resultado em uma sociedade, é preciso que a maior parte das pessoas se vacinem. Já sabemos que o coronavírus se espalha principalmente nas gotículas de água, pelo ar, ao espirrarmos, falarmos ou tossirmos. Quando o vírus entra no organismo de uma pessoa que já está vacinada contra a COVID-19 e já desenvolveu imunidade, essa pessoa não será capaz de transmitir o vírus para outras pessoas. Ou seja, quanto mais pessoas se vacinam, menos a doença se espalha.

E é aí que entra o seu ATO DE AMOR: ao se vacinar e incentivar a vacinação da sua família, você protege as pessoas que você ama, porque haverá menos possibilidade de trazer o vírus consigo para casa, e ainda protege as pessoas da sociedade que ainda não puderam ou que não podem se vacinar. Infelizmente, existem restrições: as crianças, pessoas em tratamento de câncer, imunodeprimidos e alérgicos aos componentes da vacina não podem se vacinar contra a COVID-19. Ademais, também existem ressalvas para grávidas e lactantes.

Alguns autistas, por exemplo, não conseguem permanecer com a máscara de proteção, mas precisam deslocar-se frequentemente para consultas médicas e terapêuticas. Ao se vacinar você estará protegendo todas essas pessoas. Assim, vemos que além da vacinação, o uso contínuo da máscara também é um ato de amor.

Se vacinar não é como uma escolha para o tratamento de um câncer, por exemplo. O câncer não é uma doença contagiosa, e optar ou não pelo tratamento não influencia na saúde coletiva da população como a COVID-19 influencia. Segundo os especialistas, para acabarmos com essa pandemia de vez e voltarmos ao "antigo normal", cerca de 70% a 80% da população brasileira deverá ser vacinada.

A fila da vacinação é grande e avança lentamente. Quando chegar a sua vez, não hesite em demonstrar o seu amor ao próximo.

Aqui no Sermege, todos os nossos profissionais já estão vacinados. Em caso de dúvidas, entre em contato com a gente. Quem ama, VACINA!

Sermege – Há 35 anos cuidando da sua saúde

Fonte:
– BBC News.
– The New York Times, Coronavirus Vaccine Tracker.

ESCRITO POR:
Hospital Central - Sermege

O Hospital Central Sermege vem ao longo dos seus 33 anos de história trazendo o que há de melhor em saúde e bem estar a população de Camaçari.

© All Rights • Hospital Central - Sermege