Carregando...

NOTÍCIAS

Acompanhe as novidades.

  • 25 outubro 2018

Como probióticos e prebióticos podem prevenir CÂNCER DE INTESTINO?

O QUE É CÂNCER DE INTESTINO?

Todas as células do nosso corpo seguem instruções de como devem se comportar, o que produzir, como crescer, se multiplicar e até mesmo morrer. Essas informações estão escritas no material genético de cada uma delas (o DNA), como se fosse uma receita de bolo. No entanto, quando ocorre um erro nessas instruções, como uma palavra trocada no meio da receita, dizemos que ocorreu uma mutação genética. Nesse caso, a célula pode se tornar cancerosa.

Com um erro nas instruções, a célula acaba perdendo suas funções iniciais e passa a se multiplicar rapidamente de maneira desordenada e descontrolada, pois não sabe mais a hora de parar. Assim, acabam se acumulando e formando um tumor maligno, ou câncer. Quando esse fenômeno acontece, principalmente no intestino grosso, é chamado de câncer de intestino ou câncer colorretal.

Esse tipo de câncer em específico, é causado pelas mutações genéticas explicadas anteriormente, e também pela infiltração de células inflamatórias entre as células cancerosas.

SETEMBRO VERDE: QUEM MAIS DEVE SE PREOCUPAR?

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de intestino é o 3º tipo de câncer mais comum entre os homens (após próstata e pulmão) e o 2º entre as mulheres (após o câncer de mama), sendo mais presente em pessoas a partir dos 65 anos. No Brasil, entre 2018 e 2019 foram 36.360 novos casos. Por isso, a campanha #SetembroVerde foi lançada, estimulando a prevenção e o diagnóstico precoce da doença.

MAS PREVENIR O CÂNCER COM PROBIÓTICOS E PREBIÓTICOS, COMO ASSIM?

A melhor forma de prevenção do câncer de intestino é através da alimentação e hábitos saudáveis, como:
– consumo de alimentos ricos em fibras (frutas e vegetais);
– evitar o consumo de bebidas alcoólicas e tabagismo em excesso;
– comer menos carne vermelha, embutidos e alimentos processados;
– praticar exercícios físicos pelo menos 3 vezes por semana.

Mas como esses hábitos podem influenciar na prevenção das mutações?

A microbiota do intestino, ou seja, o conjunto de micro-organismos que vivem normalmente no nosso intestino, é regulada pela alimentação. Essa microbiota é capaz de induzir o sistema imune a iniciar uma resposta inflamatória, fazendo com que as células inflamatórias se infiltrem entre as células cancerosas, aumentando a progressão do câncer. Além disso, alguns alimentos por si só podem estimular essa inflamação.

E é aí que o uso dos probióticos, prebióticos e simbióticos entra. Estudos demonstram que eles possuem efeitos anti-inflamatórios, isto é, são capazes de impedir ou retardar a formação do câncer de intestino. Mas o que são eles?

– Probióticos: micro-organismos vivos que, quando consumidos em quantidades adequadas, promovem benefícios para a saúde de quem ingere. Eles são as bactérias "boas" que impedem a multiplicação das bactérias ruins" no nosso intestino, podendo ser consumidas em leites fermentados e iogurtes;

– Prebióticos: componentes alimentares não-digeríveis, de origem vegetal, que estimulam a proliferação dos probióticos no intestino. Em outras palavras, servem de alimento para os probióticos;

– Simbióticos: são a associação entre os probióticos e os prebióticos, com a finalidade de aumentar seus benefícios.

Desse modo, cientistas descobriram que seu uso previne o câncer de intestino pois além de possuir atividade anti-inflamatória, aumentam as atividades imunoestimulantes, melhorando a atividade da barreira intestinal pela secreção de moléculas anticancerígenas e antioxidantes. Os benefícios não param por aí: seu uso diminui os níveis de colesterol no sangue, regula o metabolismo energético e melhora o sistema imunológico. E durante o tratamento convencional para o câncer, torna o processo mais seguro para o paciente, e diminui seus efeitos colaterais.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

Os principais sintomas de câncer de intestino são: sangue nas fezes, dor na região anal, anemia, fraqueza, grande emagrecimento rápido, cólicas ou dores abdominais, mudanças na rotina intestinal (diarreia, incontinência, constipação).

Caso apresente esses sintomas, ou deseje se prevenir com a ajuda de um especialista, no Sermege você pode contar com:
– Coloproctologistas: Drª Liane Goes;
– Gastroenterologistas: Drª Aline Souza, Drª Cinara Cerqueira, Drª Claudia Machado, Drª Dalila Guedes, Drª Laura Vieira e Dr. Márcio Leite
– Nutricionistas: Nutri. Taina Silva, Nutri. Elaine Oliveira

Agende já a sua consulta!


Sermege – Há 35 anos cuidando da sua saúde


Fonte:
– De Almeida, C. V., de Camargo, M. R., Russo, E., & Amedei, A. (2019). Role of diet and gut microbiota on colorectal cancer immunomodulation. World journal of gastroenterology, 25(2), 151–162.
– Portal Coloproctologia, INCA Instituto Nacional de Câncer, BRT Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas. 

ESCRITO POR:
Hospital Central - Sermege

O Hospital Central Sermege vem ao longo dos seus 33 anos de história trazendo o que há de melhor em saúde e bem estar a população de Camaçari.

© All Rights • Hospital Central - Sermege