Carregando...

NOTÍCIAS

Acompanhe as novidades.

  • 25 outubro 2018

Como prevenir e tratar a Doença Inflamatória Intestinal através dos probióticos

Existe uma doença crônica, sem cura, que prejudica a qualidade de vida de milhares de pessoas pelo mundo. Todos os dias, elas lidam com diarreias, dores abdominais, sangramentos nas fezes, perda de peso e muito cansaço. Essa é a Doença Inflamatória Intestinal, que abrange outras duas condições: a doença de Crohn e a colite ulcerativa.

Como o próprio nome diz, ocorre uma inflamação recorrente do intestino, causando danos ao trato gastrointestinal. E hoje, no Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal, o Sermege veio trazer informações sobre como você pode se prevenir através do uso dos alimentos probióticos. Sim, isso mesmo: é possível prevenir e tratar doenças adicionando leites fermentados e iogurtes na sua dieta!

O QUE É DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL

Como já citamos, fazem parte da Doença Inflamatória Intestinal outras duas condições. Entre elas existem algumas diferenças: a doença de Crohn pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal (desde a boca até o ânus), atingindo todas as camadas das suas paredes (o revestimento interno do seu intestino, por exemplo). Já a colite ulcerativa é mais comum na porção final do intestino grosso e a inflamação atinge apenas a camada mais interna.

No entanto, em ambos os casos vemos que o órgão mais afetado é o: INTESTINO. E o que existe dentro do intestino... e que é super importante para a manutenção da sua saúde? BACTÉRIAS.

QUE HISTÓRIA É ESSA DE BACTÉRIAS NO INTESTINO?

Aí dentro de você existem BACTÉRIAS DO BEM, que não fazem mal nenhum! Elas impedem que as bactérias e fungos que causam doenças se instalem no seu intestino, além de te ajudar a digerir e absorver os nutrientes dos alimentos e fortalecerem o seu sistema imunológico! Como se um inquilino se apossasse da sua casa, mas limpasse ela todinha para você todos os dias! E a protegesse de ladrões. UAU!

Para essas bactérias boas dá-se o nome de MICROBIOTA ou FLORA INTESTINAL, o conjunto de micro-organismos que vivem normalmente no nosso intestino. O ponto-chave é que o que ajuda a determinar se quem mora no nosso intestino é BOM ou é RUIM é a nossa alimentação. E quando existem mais bactérias ruins do que boas vivendo ali, ocorre a DISBIOSE.

A RELAÇÃO ENTRE A MICROBIOTA E A DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL

Como a microbiota intestinal é importante para a manutenção da nossa saúde, quando ela está desregulada podemos logo imaginar que nossa saúde também estará em risco. Dessa forma, a DISBIOSE está altamente relacionada a doenças humanas, como a asma, alergias, síndromes metabólicas, doenças cardiovasculares e também com a Doença Inflamatória Intestinal.

E para prevenir e tratar a disbiose, e consequentemente, a Doença Inflamatória intestinal, o uso de PROBIÓTICOS é muito indicado. Os probióticos são micro-organismos vivos que, quando consumidos em quantidades adequadas, promovem benefícios para a saúde de quem os ingere, como a prevenção do câncer de intestino. Eles são bactérias boas! E onde encontrá-los? Em leites fermentados (tenho certeza que aquele de tampinha vermelha veio na sua cabeça) e iogurtes naturais.

As causas da Doença Inflamatória Intestinal ainda não são muito claras, mas acredita-se que um conjunto de fatores levam ao desenvolvimento da doença: genética, ambiente e imunidade. Dessa forma, a alimentação tem um papel muito importante na prevenção e no tratamento.

Caso apresente algum sintoma ou deseje se prevenir com a ajuda de um especialista, no Sermege você pode contar com:

– Coloproctologistas: Drª Liane Goes;
– Gastroenterologistas: Drª Aline Souza, Drª Cinara Cerqueira, Drª Claudia Machado, Drª Dalila Guedes, Drª Laura Vieira e Dr. Márcio Leite
– Nutricionistas: Nutri. Taina Silva, Nutri. Elaine Oliveira


Sermege – Há 35 anos cuidando da sua saúde


ESCRITO POR:
Hospital Central - Sermege

O Hospital Central Sermege vem ao longo dos seus 33 anos de história trazendo o que há de melhor em saúde e bem estar a população de Camaçari.

© All Rights • Hospital Central - Sermege