Carregando...

NOTÍCIAS

Acompanhe as novidades.

  • 25 outubro 2018

C O L E S T E R O L: 5 coisas que você precisa saber

Ao pensar em colesterol, sua mente já entra em alerta vermelho? E se nós disséssemos que o colesterol não é de todo ruim, mas sim uma molécula essencial para o bom funcionamento do organismo? Colesterol bom, colesterol ruim, colesterol baixo ou colesterol alto... existem 5 coisas que você não pode deixar de saber sobre ele!

1) O COLESTEROL É NECESSÁRIO

O colesterol é um tipo de gordura que compõe a estrutura das células do corpo todo! Cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos e coração, todos possuem colesterol em sua composição. Ele é essencial para o funcionamento destas células. O colesterol também é importante para a formação de hormônios, da vitamina D e até dos ácidos biliares, que ajudam na digestão das gorduras da alimentação.

2) EXISTE O COLESTEROL "BOM" E O COLESTEROL "RUIM

Essa gordura é transportada pelo nosso sangue por dois tipos diferentes de lipoproteínas (estruturas formadas por gordura e proteína), chamadas popularmente de "colesterol bom" ou "colesterol ruim":

- HDL, ou colesterol "BOM": retira o colesterol dos vasos sanguíneos e leva para o fígado, onde será eliminado;

- LDL, ou colesterol "RUIM": faz o caminho inverso, levando o colesterol do fígado para os vasos sanguíneos.

Os exames de sangue quantificam, na verdade, essas lipoproteínas associadas ao colesterol. Se os níveis do LDL, o chamado colesterol "ruim", está aumentado, entende-se que há acúmulo de colesterol no organismo, o que é prejudicial para a saúde.

3) O EXCESSO DE COLESTEROL RUIM É O QUE CAUSA INFARTO E AVC

Quando o LDL está aumentado, há o acúmulo de colesterol nas artérias, podendo bloquear o fluxo de sangue e causar infarto e AVC (Acidente Vascular Cerebral). Em alguns exames, as taxas de colesterol são somadas (HDL+LDL) e assim seus altos níveis são considerados ruins. Mas o excesso de HDL, colesterol bom, é protetor contra tais doenças. Por isso, caso o exame indique níveis de colesterol acima dos valores recomendados, deve-se realizar uma investigação mais específica.

4) OS MAGROS TAMBÉM PODEM TER COLESTEROL ALTO

Existe a suposição de que apenas pessoas obesas ou acima do peso possuem colesterol alto. No entanto, isso não é verdade. A alimentação é sim um fator importante para controlar os níveis de colesterol no organismo, porém apenas 30% dele vem através dos alimentos. Cerca de 70% do colesterol acumulado é decorrente da falta de capacidade do fígado de removê-lo do organismo, o que pode estar associado a fatores genéticos.

Então, pega a visão: ter parentes próximos, como pais e irmãos com colesterol alto, é um sinal de alerta para você. Não deixe de realizar consultas periódicas para prevenir as dislipidemias.  

5) ESTILO DE VIDA E FATORES DE RISCO IMPORTAM - E MUITO!

Além dos fatores genéticos, os nossos hábitos diários também influenciam nos níveis de colesterol do nosso organismo. O sedentarismo, uma dieta repleta de alimentos gordurosos e o tabagismo são alguns dos principais vilões dessa história. No prato, o que mais deve-se evitar colocar é a gema dos ovos, bacon, pele de aves, manteiga, nata, fritura, creme de leite, salsicha e outros alimentos ultraprocessados. Existem também outros fatores de risco que podem surgir como comorbidades ao colesterol alto, como a hiperglicemia e a hipertensão, que também devem ser controlados.

Aqui no Sermege nós te ajudamos a manter o seu colesterol nos níveis ideias, promovendo qualidade de vida e longevidade! Além de realizar os seus exames aqui, pois possuímos um laboratório próprio de análises clínicas e patológicas, você também pode contar com o cuidado de nossos endocrinologistas, Drª Thiala Santos e Dr. Alberico Costa, e nutricionistas, Nutri. Taina Silva e Nutri. Elaine Oliveira!

Sermege – Há 35 anos cuidando da sua saúde

Fonte:
– Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

ESCRITO POR:
Hospital Central - Sermege

O Hospital Central Sermege vem ao longo dos seus 33 anos de história trazendo o que há de melhor em saúde e bem estar a população de Camaçari.

© All Rights • Hospital Central - Sermege