Carregando...

NOTÍCIAS

Acompanhe as novidades.

  • 25 outubro 2018

As sequelas da COVID-19, além da fadiga

Você conhece alguém que teve alguma sequela diferente após ter COVID-19? O esperado é que, após ter uma doença respiratória do nível da infecção pelo coronavírus, a pessoa apresente dificuldade para respirar, certa fadiga (cansaço), talvez uma dor de cabeça... mas o que temos visto entre os sobreviventes da COVID-19 são sequelas que comprometem além do sistema respiratório.

E por isso, hoje o Sermege veio reforçar a importância de continuarmos nos cuidando, principalmente através do distanciamento social. A COVID-19 é considerada uma doença nova, cujas consequências ainda estão aparecendo e sendo estudadas. Conheça mais sobre as principais sequelas da COVID-19, além da fadiga.

QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS SEQUELAS DA COVID-19?

Para investigar essas condições de saúde que aparecem ou permanecem mesmo depois que você já "sarou" da doença, consideramos o intervalo de quatro semanas após a infecção pelo novo coronavírus. Tais sequelas não parecem depender da gravidade da doença, aparecendo mesmo em pacientes assintomáticos. Entre elas, as que tem tido muito destaque são as doenças psicológicas, como a depressão, ansiedade e mudanças de humor.

No entanto, imagine essa situação: você acaba de passar por uma experiência traumática, você sabe que a COVID-19 é uma doença perigosa que pode ser fatal. Você ficou preocupado com o contágio da sua família e amigos, e teve que passar um tempo longe deles. A tristeza, ansiedade e depressão poderiam ser consequências dessa situação. Por isso, diversas investigações científicas ainda estão sendo feitas nessa área.

O que já se sabe sobre os efeitos da COVID-19 no CÉREBRO, é que o SARS-CoV-2 é capaz de infectar o tipo de célula mais presente no nosso Sistema Nervoso Central (SNC), o astrócito. Com isso, o vírus induz a morte dessas células prejudicando o funcionamento do cérebro. Ainda não sabemos como o coronavírus pode nos afetar psicologicamente, mas algumas sequelas como a perda do OLFATO e do PALADAR podem ser explicadas.

Desse modo, as sequelas mais observadas pelos médicos em pacientes pós COVID-19 são: fadiga, dificuldade de pensar e se concentrar, dificuldade para respirar, tosse, dores musculares e nas articulações, dor no peito, depressão, ansiedade, dor de cabeça, febre, palpitações, perda do olfato, perda do paladar e tontura ao ficar em pé.

VOCÊ PODE CONTAR COM O SERMEGE

Caso você, algum familiar ou conhecido da região de Camaçari já tenham tido COVID-19 e estão apresentando alguma das sequelas descritas acima, podem contar com os excelentes profissionais do Sermege. Aqui, oferecemos consultas, exames, cirurgias e procedimentos para o tratamento de doenças e condições de mais de 20 especialidades, entre elas:

  • Psicologia: Psico. Marcela Nascimento, Psico. Damares Brandão e Psico. Letícia Isidio; 

  • Pnuemologia: Drª Juliana Matos; 

  • Neurologia: Dr. David Aguiar e 

  • Fisioterapia: Fisio. Cláudia Pinheiro, Fisio. Débora Oliveira e Fisio. Ludymila de Almeida.

Entre em contato e agende a sua consulta. A COVID-19 é coisa séria e suas sequelas podem evoluir para casos graves e/ou permanentes.


Sermege – Há 35 anos cuidando da sua saúde


Fonte:
– CDC, "Post-COVID Conditions: Information for Healthcare Providers".
– CRUNFLI, Fernanda et al. SARS-CoV-2 infects brain astrocytes of COVID-19 patients and impairs neuronal viability. MedRxiv, 2020.

ESCRITO POR:
Hospital Central - Sermege

O Hospital Central Sermege vem ao longo dos seus 33 anos de história trazendo o que há de melhor em saúde e bem estar a população de Camaçari.

© All Rights • Hospital Central - Sermege