Carregando...

NOTÍCIAS

Acompanhe as novidades.

  • 25 outubro 2018

Anemia não é só falta de ferro

Quando falamos sobre anemia, a primeira coisa que pensamos é a falta de ferro, não é mesmo? Acontece que também existem outras formas da doença: anemia perniciosa, anemia aplásica e anemia hemolítica. O termo anemia se refere a uma condição em que a contagem de células no sangue é menor que o ideal.  A doença afeta pessoas de todas as raças e idades, algumas podem ser brandas, e outras muito severas. A boa notícia é que na maioria das vezes a anemia pode ser tratada e prevenida.


QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA ANEMIA?


O sintoma mais comum da anemia é o cansaço e a fraqueza. A pele pode se tornar mais pálida e amarelada, e podem ocorrer tonturas e até desmaios. A sede aumenta, assim como o suor. O pulso se torna mais fraco e rápido, e podem ocorrer sintomas relacionados ao coração, como arritmias, e câimbras nas pernas. 


QUAIS SÃO OS TIPOS DE ANEMIA?


A mais conhecida é a anemia por falta de ferro, muito comum em crianças e adolescentes. Pessoas com doença celíaca, falência de rim, que não consomem alimentos ricos em ferro e mulheres grávidas também são grupo de risco para desenvolver esse tipo de anemia. O nosso corpo precisa de ferro para produzir a hemoglobina, que é a proteína responsável por transportar oxigênio para o organismo. Sem o ferro, o corpo não recebe oxigênio o suficiente, causando cansaço e fraqueza. O tratamento é feito com o enriquecimento da dieta com alimentos que contém ferro, suplementação com sulfato ferroso e vitamina C (que ajuda a absorver o ferro).


A anemia perniciosa ocorre quando o paciente não ingere vitamina B12 suficiente na sua dieta ou possui algum problema que impede a absorção dessa vitamina.Também pode causar ferimentos no canto da boca, língua lisa, formigamento e extremidades frias. 


A anemia aplásica ocorre quando há uma concentração baixa não só das células vermelhas do sangue, mas também das plaquetas e células do nosso sistema imunológico. Essa doença ocorre quando a medula óssea sofre danos e é incapaz de produzir as células do sangue de maneira adequada. A anemia aplásica pode ser herdada ou adquirida durante a vida, causada por tratamentos de quimioterapia, radioterapia, exposição a toxinas e certos medicamentos. O tratamento pode incluir transfusões de sangue, transplante de medula, medicamentos e mudanças no estilo de vida. 


As nossas células vermelhas geralmente possuem um ciclo de vida de 120 dias, e o nosso corpo está constantemente produzindo novas células para substituir as que morrem. A anemia hemolítica surge quando o corpo não consegue produzir células suficientes ou quando uma mutação ocorre, fazendo com que o corpo envie um sinal para que as células sejam destruídas, mesmo elas estando normais. O tratamento vai depender do tipo de anemia, mas pode incluir transfusão de sangue, medicamentos, cirurgias e mudanças no estilo de vida. 


FIQUE SEMPRE ATENTO AOS SINTOMAS E CONSULTE UM MÉDICO


Agora que já sabemos que nem toda anemia é causada apenas pela falta de ferro, e que existem tipos não tão inofensivos, é importante estar sempre atento aos sintomas e consultar o médico ao invés de simplesmente comprar suplementos de farmácia. Até porque existem doenças mais sérias que se manifestam com sintomas muito semelhantes, como a leucemia, por exemplo. 


Quando uma criança desenvolve leucemia, as células do sangue se tornam anormais, não se maturam corretamente e não conseguem formar as células sanguíneas de forma correta. A medula e o sangue é tomado então pelas células "defeituosas", substituindo as saudáveis. Dessa forma, o organismo da criança torna-se incapaz de combater infecções, realizar a coagulação do sangue e a oxigenação dos órgãos é afetada.


Aqui no Sermege você pode contar com os nossos excelentes médicos clínicos, além de um laboratório completo de análises clínicas e patológicas. Não deixe de consultar o seu médico de confiança!


Sermege – Há 35 anos cuidando da sua saúde

ESCRITO POR:
Hospital Central - Sermege

O Hospital Central Sermege vem ao longo dos seus 33 anos de história trazendo o que há de melhor em saúde e bem estar a população de Camaçari.

© All Rights • Hospital Central - Sermege