Carregando...

NOTÍCIAS

Acompanhe as novidades.

  • 25 outubro 2018

A fumaça das queimadas atinge o SEU DNA. Como se cuidar?

O lixo se acumula no quintal: entre folhas, galhos de árvores, pneus e papéis, Sr. João encontra na queima uma alternativa para a limpeza. Entretanto, o vento leva uma das fagulhas da fogueira até uma mata próxima, começando um incêndio. Em uma cidade vizinha, Dona Maria joga uma bituca de cigarro no acostamento da estrada, e horas depois o noticiário local avisa sobre a toxicidade da fumaça das queimadas para o organismo e dá o alerta sobre o aumento de internamentos por falta de ar, tosse, irritação nasal e pneumonia.

É VERÃO: E OS RISCOS DE QUEIMADAS E INCÊNDIOS AUMENTAM

Em ambas as situações, atitudes simples do cotidiano tomaram proporções catastróficas e afetaram a saúde de milhares de pessoas. Em 2020, vimos isso acontecer com bastante intensidade, sendo considerado o ano com maior número de queimadas da história, entre elas o incêndio intencional e criminoso. A Amazônia foi a área mais afetada, mas a fumaça atingiu diversos estados do país, como a Bahia, e até países vizinhos como o Peru, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai.

E agora, com a chegada do verão? O alerta é ainda mais intenso. O clima aqui em Camaçari fica mais quente, seco e com menos chuvas, o que é mais propício às ocorrências de incêndio e queimadas na vegetação. Além de trazer prejuízos à flora e aos animais selvagens, provocar acidentes em rodovias e em áreas urbanas, a fumaça das queimadas tem grande impacto para a SUA SAÚDE, a nível genético.

COMO A FUMAÇA AFETA O MEU ORGANISMO?

A fumaça produzida pelas queimadas e incêndios possui partículas – bem pequenas – de material orgânico, formado por uma mistura de compostos químicos. De tal forma que, ao inalarmos essas partículas, elas entram no pulmão e conseguem passar pela pele que reveste o órgão internamente, chegando até a correndo sanguínea. No sangue, existem as hemácias, conhecidas como células vermelhas, que são as responsáveis por transportar o oxigênio do pulmão para todas as células do corpo. Um dos compostos químicos das queimadas é o gás monóxido de carbono (CO), que ao entrar na corrente sanguínea, acaba competindo com o oxigênio e se ligando às hemácias.

E o que isso causa? Segundo o médico pneumologista Luís Renato Alves, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, ocorre primeiro a irritação das vias aéreas e sintomas como TOSSSE, DIFICULDADE RESPIRATÓRIA E BRONCOESPASMO. E o monóxido de carbono, por impedir o transporte de oxigênio, causa sintomas como TONTURAS, DESMAIO e até mesmo a MORTE, se a quantidade inalada for muito elevada.

Além disso, um estudo realizado por cientistas da Universidade de São Paulo (USP), e publicado em 2017 em uma das revistas mais prestigiadas no mundo da ciência, a Nature, concluiu que a exposição a fumaça de queimadas em matas e outros tipos de biomassas, causam danos ao DNA das células do pulmão, aumentam os níveis de espécies reativas de oxigênio, citocinas inflamatórias, autofagia e levou à apoptose e necrose das células. Ou seja, a fumaça pode levar a MORTE das células pulmonares, e causar DANOS GENÉTICOS que aumentam a probabilidade de desenvolvimento de CÂNCER DE PULMÃO.

SABENDO DISSO, É IMPORTANTE EVITAR AS QUEIMADAS

Nesse período de calor, a prefeitura de Camaçari sempre emite para a população o alerta sobre queimadas, pois o número é considerado alto pela Defesa Civil: em outubro de 2019, foram registradas 50 ocorrências de queimadas apenas em vegetação, e 6 incêndios em residências, o que simboliza um aumento em relação a 2018. Para que este número não continue crescendo, o coordenador da Defesa Civil, recomenda o seguinte para evitar queimadas e incêndios na região:

- Não coloque fogo em lixos, móveis velhos ou para limpeza de terrenos;
- Não faça fogueiras próximas à vegetação;
- Nunca tente apagar um incêndio sozinho, ao detectar um foco de foco, entrar em contato pelo telefone da Defesa Civil 199, ou pelo Corpo de Bombeiros 193;
- Denuncie! Provocar incêndio em mata ou flores é crime, segundo a Lei Estadual 9.605/98, com pena de 2 a 4 anos. A queima de lixo também pode ser denunciada através dos mesmos telefones anteriores.

MAS COMO POSSO ME PROTEGER?

No contexto atual de pandemia, é importante ficar ainda mais atento, pois, os sintomas da intoxicação pela fumaça pioram a progressão da Covid-19, por induzir a inflamação no organismo. Por isso, continuar evitando aglomerações, realizando a higienização correta das mãos (com água e sabão ou álcool em gel 70%) e o uso das máscaras é uma das formas de se proteger. Em casos de queimadas, principalmente crianças e idosos devem evitar ficar próximo ao local, manter a hidratação (através do consumo de água), fechar portas e janelas de casa e do ambiente de trabalho para que a fumaça não entre, e manter esses ambientes umidificados, com o uso de umidificadores, ventiladores, bacias com água, toalhas e panos molhados.


Aqui no Sermege, você pode contar ainda com toda a estrutura do nosso hospital, caso inalações ou nebulizações sejam necessárias, e com o atendimento da nossa excelente pneumologista, a Drª Juliana Matos.  


Sermege – Há 35 anos cuidando da sua saúde


Fonte:
– de Oliveira Alves, N., Vessoni, A.T., Quinet, A. et al. Biomass burning in the Amazon region causes DNA damage and cell death in human lung cells. Sci Rep 7, 10937 (2017).
– Jornal da USP e BBC News.

ESCRITO POR:
Hospital Central - Sermege

O Hospital Central Sermege vem ao longo dos seus 33 anos de história trazendo o que há de melhor em saúde e bem estar a população de Camaçari.

© All Rights • Hospital Central - Sermege