Carregando...

NOTÍCIAS

Acompanhe as novidades.

  • 25 outubro 2018

5 formas de controlar a PRESSÃO ALTA sem medicamentos

Controlar a sua pressão arterial pode ser um desafio, mas aqui listamos 5 dicas para te ajudar através de mudanças na sua rotina.

Sair do consultório médico com um diagnóstico de pressão alta em uma mão e uma lista de medicamentos para comprar na outra pode ser um tanto assustador. E se não tratada corretamente, a pressão alta pode levar a consequências sérias para a sua saúde, como as doenças que atingem o coração, os vasos sanguíneos, os rins e até mesmo o seu cérebro. Por isso, é essencial iniciar algumas práticas mais saudáveis no seu dia a dia, que possuem o poder de ajudar a controlar a sua pressão e, quem sabe no futuro, diminuir ou até mesmo acabar com a necessidade dos medicamentos.

CONFIRA 5 MUDANÇAS NO SEU DIA A DIA PARA DIMINUIR A PRESSÃO ALTA

1) Qual é a atividade física que você mais gosta? O segredo é COMEÇAR.

As pessoas geralmente se sentem desanimadas quando leem que "fazer exercícios" é uma das formas de se manterem mais saudáveis. Mas isso acontece porque pensam apenas nos exercícios mais comuns, como fazer academia ou correr. No entanto, aqui entra qualquer tipo de atividade física, o importante é encontrar algo que você gosta e começar! Pode ser caminhar, trotar, andar de bicicleta, nadar, se alongar ou seguir o seu canal de FitDance favorito.

A frequência também vale muito: faça pelo menos 30 minutos de atividade física por dia. Além disso, a atividade física ajuda na perda de peso, uma das maneiras mais efetivas para diminuir a pressão alta. Quer saber o que mais pode te ajudar a perder peso? Confira a seguir:

2) De olho na dieta e... TIRA ESSE SAL DA MESA!

Quais são os alimentos mais saudáveis não é novidade pra ninguém: grãos, frutas, verduras, legumes e leites com menos gordura. Mudar o que você come da noite pro dia é praticamente impossível, então comece com pequenas mudanças: diminua a porção de carne vermelha e aumente a de salada, troque o leite integral pelo leite desnatado e outro hábito que vai te ajudar a diminuir a pressão é... diminuir o consumo de SAL. Ao temperar a comida, substitua o sal por ervas e pimentas e fuja das comidas processadas, como os congelados e enlatados.

3) Você tem vícios? É hora de REDUZIR.

O consumo exagerado de álcool aumenta a sua pressão, além de diminuir os efeitos dos medicamentos usados no tratamento da pressão alta. O tabaco é outro vilão, aumentando a pressão por vários minutos após fumar cada cigarro. Mas diminuir o consumo pode ser muito benéfico para a sua saúde! Já quando falamos no café sagrado de toda manhã, ele pode ter efeitos diferentes a depender da pessoa. Para descobrir se a cafeína afeta a sua pressão, cheque com um esfigmomanômetro 30 minutos após beber café. Caso note alterações, converse com o seu médico.

4) Tá nervoso? Vamos CONTROLAR!

O estresse a longo prazo ou passar por situações estressantes no dia dia a dia também pode ser um fator que aumenta a sua pressão arterial. Principalmente se você reage a essas situações "descontando" na comida, no cigarro e no álcool. Para controlar o estresse, você pode começar a inserir na sua rotina atividades que te dão prazer e te deixam mais relaxado. Qual era o hobby que você adorava na sua juventude mas acabou deixando pra trás com a falta de tempo? Outra alternativa é começar um processo de terapia com um profissional qualificado, e aqui no Sermege você sabe que pode contar com excelentes psicólogos.

5) Monitore a sua pressão em casa e no consultório.

Ter um esfigmomanômetro digital em casa é uma ótima opção. Com o aparelho de pressão sempre por perto, você terá mais controle, conseguirá reparar se as suas mudanças de hábito estão funcionando e quais situações ou alimentos deixam a sua pressão LÁ NO ALTO. O acompanhamento com um médico cardiologista também é essencial. O médico indicará o melhor momento para medir a sua pressão e fará ajustes na medicação.

Aqui no Sermege você pode contar com nossos excelentes profissionais:
- Psicólogos: Psico. Marcela Nascimento, Psico. Damares Brandão e Psico. Letícia Isidio;
- Cardiologistas: Drª Aiesca Oliveira, Dr. Carlos Santana e Dr. Rodrigo Teles.

Agende a sua consulta, a sua saúde deve estar em primeiro lugar.

Sermege – Há 35 anos cuidando da sua saúde

Fonte:
¹ MayoClinic, "10 ways to control high blood pressure without medication", 2021.

ESCRITO POR:
Hospital Central - Sermege

O Hospital Central Sermege vem ao longo dos seus 33 anos de história trazendo o que há de melhor em saúde e bem estar a população de Camaçari.

© All Rights • Hospital Central - Sermege